10 Conselhos para Melhorar as Suas Fotografias de Férias

0

Se há época do ano em que as câmaras fotográficas são retiradas das gavetas e mais trabalham é precisamente nas férias de verão. Desde as fotografias de passeios, viagens ou de visitas a familiares distantes, a câmara fotográfica é sempre um objecto indispensável dentro da mala de viagem. No entanto muitas vezes há questões que as pessoas esquecem ou desconhecem e que podem melhorar muito a qualidade dos registos fotográficos. Seguem-se 10 conselhos para melhorar as suas fotografias de férias:

01 – SAIBA USAR O FLASH – Quando fizer fotografias em exteriores durante o dia em que fotografe pessoas pessoas, use o flash e vai ver que as sombras profundas nos seus rostos vão desaparecer. Há horas do dia em que pode acontecer fotografar pessoas em locais de sombra mas o fundo estar com sol ou vice-versa. Nestes casos use o flash e verá que os rostos ficam melhor iluminados e sem sombras. O flash ao contrario do que muita gente pensa não é apenas para usar em locais com pouca iluminação ou de noite. O flash pode e deve ser usado durante o dia sempre que se justifique o seu uso. No entanto esqueça usar o flash para fotografar paisagens à noite, fogo de artificio ou o céu nocturno (já vi muita gente a fazer isto), não servirá de nada.

flashesemflash

02 – USE A LUZ NATURAL – Sempre que possível tire proveito da iluminação natural, mesmo em interiores. Se há época do ano em que passamos muito tempo fora de casa é nas férias, podemos sempre ver o nascer e o pôr do sol, que são dois momentos do dia onde a luz tem mais beleza e é mais interessante para fotografar, tire por isso proveito desta luz natural maravilhosa. Se for numa praia conseguirá por exemplo alguns contra-luz, ou tirar partido de reflexos na agua.

IMG_0184

03 – QUALIDADE MÁXIMA – Por vezes as pessoas compram câmaras bastante caras e com sensores com muitos megapixels, no entanto escolhem depois no menu da câmara fazer fotografias com qualidade média ou baixa. Isso é um enorme erro, não vale a pena gastar muito dinheiro numa câmara fotográfica se depois não usufrui da sua qualidade máxima. Fotografe sempre com a qualidade máxima que a sua câmara possuir, só assim poderá ter fotografias com qualidade para fazer boas ampliações ou para tratar posteriormente se assim o desejar. Fotografias com baixa qualidade são basicamente “lixo” e apenas servem para colocar na internet em redes sociais, nada mais que isso.

04 – CAPACIDADE DE MEMÓRIA – Há alguns anos teríamos que comprar meia dúzia de rolos de película fotográfica para levar para as férias e saber economizar as fotografias que fazíamos, pois na melhore das hipóteses teríamos 36 exposições por cada rolo. Hoje em dia isso deixou de ser um problema devido à fotografia digital e às capacidades que os cartões de memória têm atualmente. Use cartões com grande capacidade e leve mais que um cartão de memória, pois algum deles pode avariar, acontece por vezes. Cartões de memória de 4Gb, 8Gb ou 16 Gb têm hoje preços muito acessíveis e armazenam muitas centenas de fotografias em alta qualidade. Não apague fotografias durante a sua viagem, guarde isso para fazer mais tarde na calma do seu lar. Use o tempo para fotografar e para aproveitar a viagem e o local. Quando se está em exterior deve evitar apagar fotografias, além de poder provocar algum erro no cartão de memoria e poder perder todo o seu conteúdo, em casa terá sempre outra visibilidade e ponderação no momento de editar o trabalho e ter que rejeitar algumas.

05 – GPS – Algumas câmaras fotográficas hoje em dia possuem geo-referenciação. Active sempre no menu da sua câmara o sistema GPS quando está a fotografar em exterior e visita diariamente muitos locais. Isso irá depois das férias ajudar a lembrar e saber onde foi o local exacto em que a fotografia foi feita. Por vezes em férias poderemos ao fim de alguns dias a visitar diversos locais diferentes já não lembrar o local exacto ou ter duvidas do local em que determinada fotografia foi feita, usando o GPS isso deixa de ser um problema, pois as coordenadas do local ficam gravadas para sempre no ficheiro da imagem.

IMG_4747

06 – DIVERSIDADE E COMPOSIÇÃO – Não se fique apenas por aspectos gerais, o segredo de um trabalho fotográfico interessante está sempre em ter imagens gerais mas também algumas fotografias de pequenos detalhes. Tenha também atenção à composição da fotografia, use a regras de terços use as linhas de construções ou monumentos. Use motivos simétricos para compor, entre muitas outras hipóteses. Uma das regras da fotografia é precisamente não haver regras para criar, como em qualquer arte, desde que o enquadramento, o motivo e o momento sejam fortes.

07 – USE TRIPÉ – Quando se fala em tripé a maior parte das pessoas pensa logo em andar com um acessório pesado e incomodo atrás. No entanto atualmente há tripés muito pequenos e leves que cabem no bolso e que em determinados momentos pode ser muito útil e marcar a diferença na qualidade das suas fotografias. Use um pequeno tripé para fotografias nocturnas de paisagens, ou outras fotografias que exijam exposições mais longas.

mini_tripes

08 – CUIDE DO EQUIPAMENTO – Por vezes durante as férias há uma tendência para descuidarmos alguns equipamentos. O equipamento fotográfico é equipamento electrónico e de grande sensibilidade, temperaturas demasiado elevadas podem danificá-lo irremediavelmente. Evite por isso ter a câmara fotográfica ao sol por longos períodos, e jamais se esqueça dela dentro de um carro ao sol, pois terá certamente uma desagradável surpresa. Use a alça da câmara para a manter sempre presa ao pulso, isso evitará que ela se solte da mão com algum movimento ou descuido e caia ao chão, para dentro de agua ou a perca para sempre numa queda de algum local elevado. Mantenha igualmente a sua câmara limpa, sobretudo a lente, cuidado com o pó excessivo de alguns locais que pode ficar agarrado à lente, tenha um pequeno pincel e um pano e retire-o cuidadosamente sem esfregar ou irá riscar a lente. Na praia o melhor será ter uma caixa estanque e assim poderá usar a sua câmara sem preocupações dentro e fora de água.

limpeza

09 – SEJA CRIATIVO – Fuja das imagens cliché junto aos monumentos, mas obviamente quando fizer essas imagens que são geralmente obrigatórias e também são uma boa recordação deve sempre ter algumas coisas em atenção como a composição e o enquadramento. Uma das regras é não estar demasiado próximo ao monumento, caso contrario ou irá apanhar apenas as pessoas encostadas a uma parede ou para apanhar todo o monumento as pessoas vão ficar demasiado pequenas e imperceptíveis. Distancie-se o mais possível e faça uma imagem sua em que apareça atrás a totalidade do monumento atrás de si.

10 – FAÇA EXPERIÊNCIAS – Se não está muito familiarizado com a sua câmara e com as questões técnicas de fotografia as ferias podem ser uma excelente oportunidade de aprender e passar a ter alguma experiência e domínio em relação a questões como sensibilidade, obturador, velocidade, diafragma, profundidade de campo, temperatura de cor e muitas outras. Use as férias para fazer experiências com a sua câmara, compre um pequeno manual de fotografia e leve-o consigo, leia-o e experimente mudar os parâmetros da sua câmara e ver as diferenças que pode produzir. Afinal as ferias são a época em que terá mais tempo para experimentar a sua câmara de formas diferentes comparando os resultados, aprendendo assim um pouco mais sobre fotografia.

email
Share.

Leave A Reply