22 Dicas para Fotógrafos Usarem o Facebook

1

As redes sociais são hoje em dia dos locais mais visitados e de maior crescimento na Internet, todas as empresas, serviços e temas têm paginas, grupos, perfis ou anúncios nas redes sociais. A presença nas redes sociais é hoje em dia da maior importância para dar a conhecer o seu trabalho fotográfico a potenciais clientes, no entanto há que ter em atenção que para estar e partilhar conteúdos nas redes sociais existem normas, regras e comportamentos que deve ter sempre em conta. Não esqueça que o facebook é uma das melhores formas que os fotógrafos têm atualmente para mostrar o seu trabalho, até porque é o local onde estão a grande maioria dos seus principais e potenciais clientes. Seguem-se XX regras para fotógrafos usarem o facebook, algumas destas regras podem e devem também ser aplicadas a outras redes sociais.

facebook fotografia 22 Dicas para Fotógrafos Usarem o Facebook

01 ESCREVA SEM ERROS - Uma das piores coisas é entrarmos numa página a anunciar um serviço ou de algum profissional e vermos textos escritos com erros ortográficos e gramaticais, além de dar um aspeto de desleixo ou descuido, faz muitos visitantes terem vontade de abandonar e não continuar a ler ou a visitar essa página. Por isso reveja sempre os seus textos antes de os publicar, até porque os corretores ortográficos já assinalam as palavras que contém erros, por isso é só corrigi-los.

02 NÃO PUBLIQUE ASSUNTOS POLÉMICOS – Se tem uma página relacionada com o seu trabalho na área da fotografia evite publicar qualquer assunto que saia deste âmbito, se há pessoas que seguem a sua página é porque elas têm interesse no seu trabalho enquanto fotógrafo e têm interesse em si como profissional da fotografia, evite por isso publicar assuntos e temas que gerem polémica e sejam controversos como política, religião ou outros. Concentre as suas publicações na sua arte, a fotografia.

03 NUNCA APAGUE COMENTÁRIOS – Evite apagar quaisquer comentários mesmo que estes sejam críticos em relação a qualquer aspecto do seu trabalho, Responda sempre de forma correta e educada e de forma a esclarecer completamente quaisquer duvidas e a perceber porque esse comentário foi feito. Apagar um comentário de alguém só irá criar raiva na pessoa e fará com que esta abandone a sua página e passe a falar mal de si como profissional, poderá ainda publicar isso na própria pagina e fazer com que mais pessoas saibam do sucedido e será publicidade negativa para si. Seja humilde no trato e na forma como reage aos comentários dos seus seguidores e como os esclarece em relação às suas duvidas.

04 EVITE TEXTOS LONGOS – As redes sociais são feitas para serem curtas e concisas, onde as pessoas vêem muitos tópicos ao mesmo tempo e apenas entram e os lêem aqueles que realmente tiverem interesse. Se os textos forem muito longos é normal que qualquer pessoa passe o seu tópico e nem leia ou mesmo que o comece a ler desista a meio. Um texto no facebook não deve ter entre 100 e 250 caracteres, mas o ideal será não ultrapassar os 250 caracteres.

05 PUBLIQUE FOTOGRAFIAS EM BAIXA RESOLUÇÃO E OTIMIZADAS – Antes de inserir fotografias no facebook deve reduzir o tamanho das fotografias ao mínimo para que estas sejam vistas, lembre-se que o facebook deve ser uma porta de entrada no seu website ou blog e não deve ser a sua montra principal, por isso quando inserir fotografias suas no facebook não se esqueça de reduzir o seu tamanho e de preferência colocar uma marca de agua. Deve também renomear as fotografias com nomes que tenham a ver com o tema destas, como por exemplo: fotografia-de-casamento-24.jpg e não IMG_5358.jpg.

06 USE HASHTAGS – Desde que o facebook possibilita o uso de hashtags que estas se tornaram muito usadas como forma de pesquisa, deve por isso usá-las sempre que partilha um determinado conteúdo relevante, isso ajudará a que outras pessoas interessadas nesse assunto encontrem mais facilmente os seus conteúdos e os seus serviços. Por exemplo se publica uma fotografia ou publicação relacionada com fotojornalismo use #fotojornalismo ou #fotografia. Se partilhar algo relacionado com fotografia de casamentos deve colocar #fotografiacasamento, ou então pode destacar as iniciais #FotografiaCasamento, embora visualmente seja diferente perante os resultados de pesquisa será igual. No entanto não encha as suas publicações com dezenas de hashtags, use apenas uma ou duas no máximo, pois estas são visualmente “irritantes” para quem está a ver publicações e podem afastar visitantes. Também pode fazer hashtags de seus clientes se por exemplo publicar fotografias de um trabalho ou sessão feita para estes, será sempre uma boa forma de manter as pessoas interessadas na sua página e mesmo uma boa forma de trazer os amigos e os amigos dos amigos do seu cliente a visitar a sua página e o seu trabalho.

07 CURTA PÁGINAS DE FOTÓGRAFOS E FOTOGRAFIA – Curta páginas e publicações de outros fotógrafos, isso será sempre bom para si já que primeiro o manterá sempre informado em relação ao que os outros fazem e depois porque trará mais visitantes à sua página, pois fará com que esta por vezes seja sugerida a outras pessoas que gostem dessa página que você curtiu.

08 COMENTE EM PÁGINAS DE FOTOGRAFIA – Deve sempre que possível fazer comentários em páginas de outros fotógrafos ou em páginas e publicações relacionados com fotografia, isso irá torá-lo mais visível nessas páginas e poderá com isso obter mais visitas para a sua página. Páginas relacionadas com temas de fotografia têm em geral muitos seguidores, por isso fazer comentários lá poderá trazer visitas para a sua.

09 PARTILHE CONTEÚDOS DE OUTROS FOTÓGRAFOS – Muitos fotógrafos têm algum receio de partilhar conteúdos na sua página que não sejam exclusivamente seus. Partilhar conteúdos de outras paginas de fotografia e de outros fotógrafos irá atrair mais pessoas a visitarem a sua página. Lembre-se que as redes sociais são locais abertos e a sua pagina deve ser  um espaço de partilha que contribua para mais visitas e não o inverso. Quando partilha de outra pagina lembre-se de deixar sempre referido que o fez, como pode ver na imagem abaixo, assim a outra pessoa saberá que publicou algo e certamente irá ver a sua página.

facebook fotografia total 22 Dicas para Fotógrafos Usarem o Facebook

10 EVITE BANIR E BLOQUEAR PESSOAS – A menos que seja por motivos graves, evite banir ou bloquear pessoas na sua página apenas porque não concordou com algum comentário que estas tenham feito. Isso trará sempre publicidade negativa para si como profissional e como pessoa, sobretudo se a pessoa banida resolver contar no facebook que foi banida da sua página apenas por um simples comentário com o qual você não concordou. Estes conflitos nas redes sociais podem transformar-se por vezes em bola de neve e isso é sempre prejudicial para a sua imagem como profissional. Tente sempre conversar com alguém que fez um comentário menos apropriado e resolver as coisas com a maior calma e respeito.

11 CURTA OS COMENTÁRIOS DOS SEUS LEITORES  – Quando faz algum comentário numa página é normal que goste que esta tenha resposta ou pelo menos que a sua resposta seja curtida pelo proprietário da página. Faça o mesmo na sua página, curta sempre comentários dos seus leitores e seguidores, as pessoas gostam, além de ser uma forma de criar laços de proximidade muito importantes. Outro motivo para o fazer tem a ver com o algoritmo do facebook que funciona de forma a mostrar a sua publicação a um maior numero de pessoas quanto mais comentários e curtidas esta obtiver.

12 NÃO DEIXE QUE OUTROS PUBLIQUEM NA SUA PÁGINA - O facebook permite que nas suas definições de conta possa bloquear a publicação na sua página por parte dos seus amigos e seus seguidores, deve ativar esta opção e apenas ser você o único a ter permissão para publicar, isso evitará que outras pessoas publiquem na sua pagina matérias e assuntos que você não deseja. Se aquele espaço é seu deve protege-lo de forma a ser o único a publicar nele.

13 ESCOLHA AS IMAGENS CERTAS PARA A SUA PÁGINA – A sua página de facebook tem duas imagens principais de entrada, (veja a imagem em baixo) uma a imagem de capa (maior no topo), outra a imagem de perfil (quadrado mais pequeno do lado esquerdo) deve ter cuidado na escolha destas imagens pois elas são o seu principal cartão de visita para quem entra na sua página. A imagem de capa pode alterá-la sempre que quiser e deve fazê-lo de vez em quando, já a imagem de perfil deve evitar atualizá-la regularmente, pois esta será a imagem de identificação que aparece sempre que faz algum comentário noutra pagina, e por isso as pessoas vão habituar-se a identificá-la consigo, ao alterar esta fotografia durante algum tempo as pessoas vão ter mais dificuldade em o identificar tão facilmente, só pelo nome. Na imagem de perfil não coloque textos, coloque só uma imagem do seu rosto ou a sua logo-marca, se quer colocar algum texto na sua página use a imagem de capa para o fazer.

fotografia total facebook 22 Dicas para Fotógrafos Usarem o Facebook

14 PUBLIQUE MAKING-OF DO SEU TRABALHO – Além de publicar o trabalho que vai fazendo na área da fotografia deve sempre que possível partilhar imagens dos making-of’s das suas sessões ou reportagens, as pessoas adoram ver os bastidores e o outro lado das coisas e essas imagens são sempre bastante bem vindas pelos seus seguidores, além de trazerem maior proximidade entre si e os seus seguidores.

15 PUBLIQUE SEMPRE ACOMPANHADO DE FOTOGRAFIA – Está provado que mais de metade das pessoas que visitam redes sociais tem mais tendência para curtir e partilhar matérias que contenham imagens, por isso sendo você fotografo não deixe nunca de publicar suas próprias fotografias acompanhadas de pequenas descrições ou textos. Não misture as fotografias, crie álbuns específicos para cada tema, o facebook permite que o faça e é uma forma de manter toda a sua pagina mais estruturada e arrumada e de fácil consulta para quem a visita.

16 PUBLIQUE COM REGULARIDADE – Uma página que raramente seja atualizada também raramente irá gerar interesse e atrair visitas e curtidas, publique com regularidade aspetos do seu trabalho ou assuntos que tenha consultado na internet e que ache que são do interesse dos seus leitores. Se faz fotografia há muitos anos pode sempre partilhar fotografias de antigos trabalhos seus.

17 PARTILHE MATÉRIAS E FOTOGRAFIAS RELATIVAS À ÉPOCA - Deve ter sempre em atenção as épocas que se aproximam e o que elas podem trazer de benéfico para o seu trabalho e negócio. Por exemplo se é fotografo de books deve estar atento ao dia dos namorados e fazer algum tipo de promoção para esse dia. Se é fotografo de casamentos também deve estar atento a épocas em que os casamentos estejam em alta e publicar mais temas relacionado com essa área.

18 CONVERTA VISITAS DO SEU BLOGUE PARA O FACEBOOK – Se tem um blogue ou website deve converter os seus visitantes para a sua página de facebook, para isso use pode usar estes excelentes plugins pop-up. Para wordpress use o “Facebook Page Promoter Lightbox“, se usa sistema joomla pode usar o “JS Facebook Popup“. Estes dois plugins apresentam uma pequena janela quando alguém entra no seu website ou blogue onde é apresentada uma caixa com o botão curtir. São a melhor forma de converter visitas para o seu facebook e deve instalá-los e usá-los.

19 PRIMEIRO PUBLIQUE NO BLOG DEPOIS PARTILHE – Uma das regras fundamentais é não usar a sua pagina de facebook como primeiro local de publicação mas sim como local de partilha. Primeiro deve sempre publicar no seu blogue, depois disso deve partilhar essa publicação no facebook, isto tem a ver com questões relacionadas com a pesquisa em motores de busca e SEO, algo que irei falar em futuras publicações de forma mais detalhada.

20 FAÇA PARTE DE GRUPOS DE FOTOGRAFIA – Deve fazer parte de grupos de fotografia no facebook, há grupos relacionados com todas as áreas da fotografia e em todas as línguas, deve por isso aderir e comentar nestes grupos. Alguns deles, mediante regras, permitem que publique lá publicações suas, deve fazê-lo sempre cumprindo as normas do grupo, isso fará que todas as pessoas inscritas nesse grupo vejam o que publicou.

21 CUIDADO COM AS MARCAS DE AGUA – Evite colocar grandes marcas de água nas fotografias que publicar no facebook, se estas já estão em baixa resolução é óbvio que de pouco ou nada podem servir. Lembre-se que no facebook as fotografias já aparecem em tamanhos relativamente pequenos e se tiverem marcas de água demasiado fortes isso fará com que se tornem confusas para quem as visualize. Use marcas de agua muito leves, quase imperceptíveis ou então apenas a sua logo-marca num dos cantos da imagem.

22 CONCENTRE_SE NUMA ÚNICA ÁREA – Se a sua área de fotografia for casamentos deve ser essa área que deve publicar o mais possível, se for fotojornalismo então deve ser na qual se deve concentrar. Isso ajudará a atrair pessoas e marcas que procurem a sua área de atuação.

email
Share.

1 comentário

Leave A Reply