25 Filmes Fotograficos Usados no Passado

0

Há atualmente muita informação disponível na Internet sobre fotografia digital, no entanto basta pesquisar um pouco para perceber que se encontra pouca coisa relativamente à fotografia analógica e aos antigos filmes fotográficos analógicos de 35mm. No entanto estes filmes deixaram de ser usados a nível profissional há relativamente pouco tempo, ainda não faz 10 anos que muitos profissionais os usavam.

Muitos dos fotógrafos profissionais de ultima geração que têm menos de meia dúzia de anos de carreira desconhecem ou nunca chegaram a usar estes filmes profissionalmente. Comparativamente ao digital as diferenças eram bastantes, a começar pelo próprio ISO. Num filme analógico um ISO de 400 era já bastante elevado e em muitos dos filmes com ISO 400 era bastante notória a granulação do filme. Filmes com ISO superior a 400 (com alguma qualidade) surgiram apenas nos anos 80 e 90 e mesmo assim a maioria eram pouco utilizados, devido à fraca qualidade da imagem causada pela elevada granulação do filme, causando com isso uma pior qualidade da imagem fotográfica.

A latitude do filme era também um factor importante na qualidade e utilização do filme fotográfico analógico. Isto permitia expor e puxar o filme durante a revelação com um ISO diferente daquele que vinha no rótulo, o ISO nominal, conseguindo-se assim fotografar em condições de iluminação mais baixa. Alguns dos melhores filmes aguentavam exposições e revelações até +2 e +3 stops o que significava por exemplo que um filme de 400 podia ser exposto e revelado como sendo de 1600 ou 3200 ISO.

Seguem-se 25 filmes fotográficos analógicos muito usados no passado, para que muitos fotógrafos que os usaram possam recordar e os fotógrafos que não os usaram possam conhecer:

agfa-apx-100AGFA APX 100

Filme preto e branco com ISO nominal de 100, de grão bastante fino e grande nitidez. Era um excelente filme preto e branco da linha de filmes a preto e branco da Agfa. Além da película 100 ISO esta gama contava ainda com uma versão ISO 25 e outra de ISO 400.

agfa_portrait_xps_160AGFA COLOR PORTRAIT XPS 160

Filme para negativo cor, apropriado para retratos e trabalhos com modelos, devido à sua fraca saturação de cores, sobretudo nos tons de pele, apresentando por isso tonalidades mais neutras. ISO nominal de 160, com granulação e definição médias.

agfacolor_optima_125

AGFA COLOR OPTIMA 125

Um filme da linha Agfa para negativos cor, com ISO nominal de 125, apresentava tonalidades bastante quentes, com granulação e definição bastante boas, devido à sua tonalidade era bom para fotografias em exterior.

agfacolor_ultra

AGFA COLOR ULTRA 50

Com um ISO nominal de 50, era um filme negativo cor sobretudo para imagens em exterior, devido também à sua tonalidade um pouco quente mas com brancos e negros neutrais, e devido à sua sensibilidade apresenta uma granulação fina e bons detalhes.

agfa-rs-100-plus

AGFA CHROME RS 100 PLUS

Filme da linha reversível (slides) Agfachrome, apresentava um ISO nominal de 100. Com cores bastante neutras e pouco saturadas e granulação e detalhe igualmente bons.

fuji_velvia_50

FUJICHROME VELVIA 50

Um dos filmes clássicos e mais vendidos da Fuji, com ISO nominal de 50 era usado sobretudo em exteriores e fotografia de paisagem e natureza, devido ao facto de apresentar cores vivas e realísticas e ao detalhe e granulação extremamente finos e de enorme qualidade. Filme reversível (slides) da linha Fujichrome profissional.

fuji_provia_100

FUJICHROME PROVIA 100

Filme reversível (slides) da nova (e ultima) geração da linha profissional da Fuji, com ISO nominal de 100 existia também na versão ISO 400 e 1600. Era talvez um dos melhores filmes ao nível da reprodução de cores extremamente naturais e granulação e detalhes extremamente finos.

fujifilm-64t

FUJICHROME 64 T

Filme reversível da linha profissional da Fuji, com um ISO nominal de 64. A particularidade deste filme era ser concebido com uma filtragem ligeiramente magenta para compensar as condições da iluminação de tungsténio, com cerca de 3100K, por isso só podia ser usado em condições de iluminação de tungsténio.

fuji_sensia_100

FUJICHROME SENSIA 100

Filme reversível (slides) da linha Fujichrome existia nas variantes 100, 200 e 400 ISO nominal. Na linha dos outros filmes Fujichrome apresentava igualmente cores neutras e grande detalhe e granulação bastante fina.

fuji-superia-reala

FUJICOLOR SUPERIA REALA

Filme para negativo cor com ISO nominal de 100, apresentava uma boa gama de cores bastante realistas e neutras, bons tons de pele o que também o elegia como um bom filme para retrato. A granulação e o nível de detalhe eram igualmente excelentes.

fujicolor super g 100

FUJICOLOR SUPER G 100

Um filme clássico da Fuji, usado para negativos cor, muito utilizado devido ao seu grão extremamente fino e ao excelente detalhe, tendo por isso sido premiado diversas vezes.. Com um ISO nominal 100, mas também em versões de 200, 400 e 800 ISO.

fujicolor-press-800

FUJI COLOR PRESS 800

Filme negativo cor da linha profissional da Fuji, com ISO nominal 800, embora fosse possível puxar o filme até 3200 ISO, apresentava um detalhe e grão excelentes para um filme desta sensibilidade. Usado sobretudo por profissionais de imprensa, para uso em interiores e em condições de iluminação insuficientes.

IlfordFP4

ILFORD FP4

Um dos clássicos da Ilford, este filme a preto e branco era também bastante usado por fotógrafos, sobretudo em exteriores. Com um ISO nominal de 100 tinha tambem uma boa latitude para ser puxado até 800 ISO, embora os melhores resultados de detalhe e granulação se obtivessem nos 100 ISO.

ilford-hp5

ILFORD HP5

Um dos filmes clássicos para amantes do preto e branco, com um ISO nominal de 400 ISO este filme apresentava uma grande amplitude, podia ser puxado facilmente e com excelentes resultados até aos 3200 ISO ou mais, o que fazia dele um dos filmes preferidos de muitos fotógrafos. Granulação e detalhe muito bons para um filme destas características.

ilford_delta100

ILFORD DELTA 100

O Delta era outro excelente filme desenvolvido pela Ilford para fotografia a preto e branco. Um grão e nitidez extremamente elevados faziam deste filme uma excelente escolha para fotografia onde se pretendia detalhe e a nitidez muito elevados. Com ISO nominal de 100, existia também em versão 400 ISO.

ilford_xp2_400

ILFORD XP2

Este filme pertencia a uma nova geração de filmes a preto e branco lançada pela Ilford nos anos 90, com um ISO nominal de 400, a sua característica principal era ser um filme a preto e branco que era revelado através do sistema c-41 como um negativo cor.

kodak_technical_pan

KODAK TECHNICAL PAN

Filme da Kodak para preto e branco, era usado especialmente por profissionais, e apresentava um dos mais finos grãos e um dos maiores detalhes do mercado. Apresentava um valor ISO nominal 25.

kodak_tmax

KODAK T MAX 100

A gama profissional de filmes preto e branco da Kodak T-Max, estava disponível em 100, 400 e 3200 ISO nominal. Com um grão bastante fino, estes filmes dispunham mesmo de um revelador próprio desenvolvido para a sua revelação que tinha o mesmo nome.

kodak-TRI-X_400

KODAK TRI-X 400

Um grande clássico do preto e branco da Kodak, muito usado por fotojornalistas e fotógrafos profissionais da época devido à sua sensibilidade e à sua tonalidade característica. Com um ISO nominal de 400, apresentava uma granulação e detalhe muito bons.

kodak-tmax-3200

KODAK T MAX 3200

O T-Max 3200 era o filme preto e branco mais rápido do mercado, com um ISO nominal de 3200, no entanto com capacidade de ser puxado a mais de 6400 ISO. Grão e definição bastante razoáveis para um filme com esta rapidez.

kodak-gold

KODAK GOLD 400

Gold era uma gama mais comercial de filmes para negativos cor da kodak, dispunha de vários valores ISO 100, 200 e 400. Apresentava uma gama de cores neutras ligeiramente quentes, com uma granulação e detalhe bastante bons.

kodak-ektar-100

KODAK EKTAR 100

Filme pertencente à linha profissional de filmes negativo cor da kodak, estavam disponíveis no mercado nos seguintes valores ISO: 25, 100, 400 e 1600 ISO. Filmes lançados sobretudo para o mercado de fotógrafos de imprensa, já que estes filmes foram desenvolvidos para serem puxados até +2 stops.

kodak ektachrome phanter

KODAK EKTACHROME PANTHER 100

Filme da linha profissional de películas reversíveis (slides) da kodak, com tons neutros mas bastante quentes e disponível em ISO de 200, 400 e 1600.

konica_xg_100

KONICA SUPER XG 100

Filme da linha de negativos cor da konica, um filme com 100 ISO nominal mas que se encontrava também disponível nas versões 200 e 400 ISO. Filme com cores vibrantes e excelentes tons de pele, tal como apresentava uma excelente definição.

konica_infrared750nm

KONICA INFRARED 750

Um dos poucos filmes preto e branco que existiam no mercado especificamente para fotografia de infra-vermelho. Era usado em alguns campos da fotografia técnica e para fotógrafos que o utilizavam para produção de fotografias de paisagem.

 

email
Share.

Leave A Reply