5 Regras Para Não Perder Para Sempre as Suas Fotografias

1

Com a actual era digital da fotografia já quase todos tivemos problemas, desde um cartão de memória que apresenta erros, a uma avaria de um disco rígido no computador, avaria no smartphone, um antigo CD ou DVD que deixámos de conseguir ler ou apresenta erros de leitura, erros e avarias que nos fazem perder irremediavelmente as fotografias, por vezes de vários anos devido aos mais diversos problemas. Depois vem o desespero e a angustia de perder todas as memórias fotográficas irrepetiveis. Isto acontece porque simplesmente a maioria das pessoas ou adia os tais backup’s ou pensa que os computadores se tiverem uma avaria será algo solucionado facilmente. O problema é que avarias em discos rígidos são de difícil e muito dispendiosa resolução e mesmo assim não garante a recuperação. Há 5 conselhos básicos que o podem ajudar a que um dia não tenha todas as suas fotografias digitais e memórias irremediavelmente perdidas para sempre:

hds 5 Regras Para Não Perder Para Sempre as Suas Fotografias1 – DISCO RÍGIDO EXTERNO  Se quiser preservar as suas fotografias deve tê-las em dois lugares distintos. Além do disco rígido do computador, deve fazer também uma cópia de tudo para um disco rígido externo. Hoje em dia os discos externos são bastante baratos, pequenos e fáceis de guardar. Faça um backup de todas as imagens para um disco externo e mantenha-o actualizado e guardado. Um dia poderá evitar muitas dores de cabeça e tristezas.

pen drive 5 Regras Para Não Perder Para Sempre as Suas Fotografias2 – PEN-DRIVES  As pendrive’s são actualmente para quem tem poucas fotografias uma forma de poder fazer um back up de todas elas para dentro de uma pen-drive. Se no seu caso não tem muitas fotografias pode sempre adquirir uma pen-drive, pois são bastante mais baratas que um disco rígido e fazer uma copia de todas as suas fotografias.´No entanto a sua capacidade de armazenamento fica também muito abaixo de um disco rígido, pois para um preço razoável não vão além dos 32Gb ou 64Gb.

cds e dvds 5 Regras Para Não Perder Para Sempre as Suas Fotografias3 – CD, DVD e BLU RAY São cada vez menos utilizados para guardar dados, devido à sua baixa capacidade de memória, pois um DVD tem apenas 4,7 Gb e um CD cerca de 700 Mb de espaço de armazenamento. Mesmo o BLU RAY tem 25 ou 50 Gb de espaço de armazenamento, o que actualmente não é muito quando se fala de fotografias em alta resolução. Os discos ópticos podem também ser bastante instáveis e susceptíveis de adquirirem erros com o tempo, sobretudo se expostos a humidade ou temperaturas elevadas. Há também o problema dos riscos e do pó devido à sua utilização ou a erros de gravação, sobretudo quando se grava em velocidades elevadas. O prazo de vida útil de um disco óptico é também de algumas décadas pelo que podem ao fim desse tempo começar a apresentar erros de leitura. Este deve ser por isso um meio de transporte de imagens e não de armazenamento.

online 5 Regras Para Não Perder Para Sempre as Suas Fotografias4 – FOTOGRAFIAS ON-LINE  Vejo actualmente muita gente que coloca as fotografias que faz nas redes sociais, (Facebook, Instagram, Google+, ou outras) e depois simplesmente apaga as fotografias, pois acha que estas já estão preservadas na rede social e caso pretenda poderá sempre ir lá fazer download. Nada mais errado nesta ideia. Uma fotografia  feita com uma câmara tem em geral uma grande qualidade, por exemplo 15 megapixels, ao inseri-la numa rede social ela irá perder grande parte da sua qualidade devido aos algoritmos usados pelas redes sociais para comprimir as imagens, isto porque as redes sociais precisam ser rápidas e poupar espaço nos seus servidores com os milhares de imagens que todos os dias recebem, por isso uma imagem que tem 15 ou 20 megapixel originalmente pode ficar reduzida a uns simples 1megapixel, 2megapixel ou menos. Por isso guarde sempre os originais com a qualidade original. Se quer guardar as suas imagens on-line mas com a qualidade original, há alguns serviços que o fazem, mas na maioria terá que pagar por isso. Tem o Flickr que actualmente oferece 1Tb de espaço gratuito onde pode guardar imagens com bastante qualidade.

black album w photos 5 Regras Para Não Perder Para Sempre as Suas Fotografias5 – ÁLBUNS FÍSICOS EM PAPEL  Até há poucos anos atrás a forma como qualquer pessoa guardava as suas fotografias era em suportes físicos, os álbuns fotográficos. As fotografias após serem registadas eram reveladas, impressas em papel fotográfico e depois colocadas em álbuns. Este é um meio que hoje em dia quase deixou de se utilizar, devido à imediatez do processo fotográfico e ao facto de as pessoas partilharem as imagens nas redes sociais e internet. Continua no entanto a ser uma opção de preservar de alguma forma as suas fotografias, pois o papel fotográfico tem várias vantagens; tem uma duração bastante grande (séculos) e mais dificilmente se pode perder o registo. Tem também desvantagens; é mais difícil de transportar e guardar devido às dimensões e se um dia precisar de uma cópia e não tiver o original digitalizado terá que fazer uma digitalização através da cópia em papel e com isso haverá uma perda muito grande da qualidade original.

CONCLUSÃO: Seja qual for o meio usado tenha sempre um backup das suas fotografias em dois ou mais locais físicos diferentes e guarde sempre os originais que fez com a câmara. Acredite, isso um dia irá poupar-lhe muitas dores de cabeça.

email
Share.

1 comentário

Leave A Reply