As Primeiras Fotografias da História

1

Há cerca de dois séculos atrás, antes da invenção da fotografia, a unica forma de sabermos o aspecto de antigas sociedades e civilizações era através de pinturas, esculturas, gravuras ou outras imagens, no entanto estas imagens não eram totalmente realistas, mas sim uma visão do artista que as criava. Com a invenção da fotografia passou a ser possível retratar o real, passou a ser possível registar a sociedade e as pessoas tal como são de facto, da forma mais realista e pura. No entanto apesar do aparecimento da primeira fotografia fixa permanente em 1826, só alguns anos mais tarde se começou a usar a fotografia para fins científicos e de registo de ângulos e locais nunca antes vistos pelo ser humano. Seguem-se 24 das primeiras fotografias da História:

world oldest photograph 1825 As Primeiras Fotografias da História

PRIMEIRA FOTOGRAFIA DO MUNDO -  Apesar de ter sido apenas descoberta em 2002 pensa-se que seja a primeira fotografia permanente do mundo actualmente conhecida. Foi também feita por Joseph Nicéphore Niépce embora usando uma técnica diferente, chamada heliogravura em 1825. O método envolve um pedaço de cobre coberto com betume sensível que é exposta à luz. A imagem é de uma gravura flamenga do século XVII que mostra um homem com um cavalo.

Joseph Nicéphore Niépce first photo world As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA RECONHECIDA DO MUNDO – Foi durante muito tempo e ainda continua a ser considerada a primeira fotografia reconhecida do mundo. Feita por Joseph Nicéphore Niépce em 1826, foi obtida expondo à luz solar durante cerca de 8 horas uma placa de estanho coberta com um derivado do petróleo, o betume. Apesar de tudo o processo não seria usado, pois a invenção do daguerreótipo anos depois, um processo que usava uma placa de cobre coberta com sais de prata tornar-se-ia mais simples e de melhor qualidade ao longo dos próximos anos.

primeira fotografia portuguesa As Primeiras Fotografias da História

PRIMEIRA FOTOGRAFIA FEITA EM PORTUGAL – Apesar de esta ser uma gravura em madeira publicada em 1841 nas páginas do jornal “O Panorama”, é a cópia fiel da primeira ou de uma das primeiras fotografias feitas em Portugal em 1841, que reproduz a fachada oriental do Palácio da Ajuda em Lisboa. O texto que acompanha a fotografia dava conta disso mesmo, da invenção do daguerreotipo. Os três retratados são: Francisco Mocenig, um seu caxeiro e mais atrás um criado, contudo não se conhece o autor da fotografia, sabe-se apenas que o aparelho pertencia a Francisco Mocenig.

Louis Compte Paço da Cidade Rio de Janeiro primeira fotografia brasil As Primeiras Fotografias da História

PRIMEIRA FOTOGRAFIA FEITA NO BRASIL – A fotografia é da autoria de Louis Compte, capelão de um navio francês que aportou no Rio de Janeiro apenas de passagem no ano de 1840, no entanto iria ser o inicio da historia da fotografia no Brasil, e é uma das primeiras fotografias feitas em solo brasileiro. A fotografia retrata o paço da cidade do Rio de Janeiro e deixou o imperador D. Pedro II tão encantado com o resultado, que este dois meses depois adquiria a sua primeira camara fotográfica de daguerreótipos, tornando-se no primeiro fotógrafo brasileiro. Apesar disso, Antoine Hercules Romuald Florence já havia realizado anos antes experiências em solo brasileiro de registos fotográficos, infelizmente não chegaram até nós.

first daguerreotype photo As Primeiras Fotografias da História

O PRIMEIRO DAGUERREOTIPO CONHECIDO – O daguereótipo inventado por Louis Daguerre em 1837 é um processo fotográfico primitivo que usava uma placa de metal revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata, sendo depois revelada com vapor de mercúrio formando-se uma imagem positiva e de grande detalhe. Este processo apenas permitia gerar uma cópia pelo que em breve apareceram outros processos que permitiam já fazer diversas cópias da fotografia original. O daguerreótipo apesar de não ter sido a primeira forma de obter fotografias tornou-se no primeiro processo fotográfico comercial conhecido pois o governo francês comprou os direitos do daguerreótipo a Louis Daguerre e lançou-o livremente no mundo. A fotografia acima é o primeiro daguerreótipo conhecido e data de 1837.

Oldest Photograph of a Human As Primeiras Fotografias da História

PRIMEIROS SERES HUMANOS A APARECER NUMA FOTOGRAFIA – Esta é a primeira fotografia em que aparecem pessoas em 1838. A imagem do homem aparece quase imperceptível no canto inferior esquerdo e ligeiramente desfocada (sem dúvida devido à longa exposição). Nesta época as fotografias tinham um tempo de exposição muito longo, neste caso cerca de 10 minutos, o que faz com que as ruas apareçam desertas devido ao movimento das pessoas durante a exposição. Felizmente ficaram na imagem por se terem mantido numa posição relativamente imóvel durante o tempo da exposição da fotografia por estar a engraxar os sapatos. A imagem foi tirada por Louis Daguerre, o inventor do daguerreótipo.

first human face photo portrait As Primeiras Fotografias da História

O PRIMEIRO RETRATO DE UM SER HUMANO E AUTO-RETRATO – Em 1839, Robert Cornelius, um químico alemão emigrado na Filadélfia nos Estados Unidos da América, fez um daguerreótipo de si próprio fazendo história ao efectuar provavelmente o primeiro retrato de um ser humano, para além do primeiro auto-retrato da história.

dorothy catherine draper daguerrotype As Primeiras Fotografias da História

O PRIMEIRO RETRATO DE UMA MULHER – Dorothy Catherine Draper, irmã do professor de química John Draper foi modelo para o primeiro daguerreótipo de uma mulher nos Estados Unidos da América em 1839. A exposição da fotografia foi de 65 segundos.

conrad heyer photo As Primeiras Fotografias da História

O HOMEM MAIS ANTIGO A SER FOTOGRAFADO – É o registo fotográfico mais antigo que existe de um homem, Conrad Heyer nasceu em 1749, numa época em que o mundo tinha apenas 800 milhões de habitantes e em que a fotografia era algo impensável, pois só seria inventada 70 anos depois. A fotografia é de 1852, ano em que Heyer teria já 103 anos.

427px Hannah Stilley Gorby As Primeiras Fotografias da História

A MULHER MAIS ANTIGA A SER FOTOGRAFADA – Hannah Stilley Gorby nascida cerca de 1746, foi a mulher mais antiga a ser fotografada. o processo do daguerreótipo para tirar fotografias tornou-se publico não antes de 1840, portanto, para uma fotografia de Hannah Gorby existir, ela deve ter vivido para lá dos 90 anos.

733px Tartan Ribbon As Primeiras Fotografias da História

PRIMEIRO USO DA COR EM FOTOGRAFIA – É considerada a primeira fotografia a usar cor. Foi feita como experiência cientifica em 1861 pelo escocês James Clerk Maxwell que fotografou a fita três vezes – de cada vez usou um filtro de cor diferente, vermelho, azul e verde, sobre a lente. As três imagens foram depois reveladas e projectadas numa tela com três projectores usando os mesmos filtros de cor como nas camaras iniciais. Com as três imagens alinhadas, uma fotografia a cores aparecia. As três placas originais são mantidos em Edimburgo, cidade onde Maxwell nasceu.

Autochrome Lumière 600x427 As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA A CORES – A mais antiga e conhecida fotografia a cores e foi efectuada por Louis Ducos du Hauron, é um registo de uma vista da localidade de Agen no sul da França. Louis Hauron em 1869 escreveu Les Couleurs en Photographie. Um dos seus primeiros trabalhos com fotografias coloridas foi Landscape of Southern France, tirada através do método subtrativo (ciano, magenta e amarelo) em 1877, apesar de Hauron ter trabalhado também no método aditivo.

first photo underwater 1856 thompson william As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA SUB-AQUÁTICA DO MUNDO – A primeira fotografia subaquática conhecida no mundo foi realizada na baía de Weymouth na Grã-Bretanha em 1856 por William Thompson. A fotografia foi feita de um barco a pouca distancia da costa, Thompson baixou uma caixa através de uma corda contendo a camara juntamente com um tripé de ferro e accionou o obturador a partir da superfície a bordo do barco. Foi montada na praia uma tenda que serviu de camara escura na preparação da placa de vidro/negativo.

Louis Marie Auguste Boutan 1893 first underwater photo As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA FEITA EM AMBIENTE SUB-AQUÁTICO – O primeiro sistema de camara subaquática foi desenvolvido em 1893 pelo cientista francês Louis Boutan, um zoólogo francês que fabricou uma camara para ser operada debaixo de água. A imagem acima é conhecida como a primeira fotografia subaquática feita em ambiente sub-aquático, tendo usado um flash de magnésio. É também a primeira fotografia conhecida onde aparece retratado um ser humano em ambiente sub aquático.

first underwater colour photo As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA SUB-AQUÁTICA A CORES – Em 1926, Dr. William Longley e Charles Martin da National Geographic  tiraram as primeiras fotografias de um peixe-porco fora das ilhas Florida Keys, trazendo novos desenvolvimentos na fotografia subaquática, pois tinham efectuado as primeiras fotografias sub-aquáticas a cores. Como necessitavam de grande quantidade de luz, nessa época foi um problema que resolveram ao usar vários quilos de magnésio que incendiaram a partir de um barco na superfície para produzindo assim luz suficiente.

Latticed window at lacock abbey 1835 As Primeiras Fotografias da História

O NEGATIVO MAIS ANTIGO DO MUNDOWilliam Talbot inventou o processo fotográfico chamado calótipo que criava imagens fotográficas negativas, que abria a possibilidade de poder criar cópias perfeitas a partir de um original. Foi este o processo base que abriu portas ao desenvolvimento da fotografia moderna que dominaria o final do século XIX e todo o século XX até ao advento do digital em finais do século XX e que transformou a fotografia em fenómeno de massas. Ainda hoje se podem continuar a fazer cópias deste negativo de 1835, que mostra uma janela da Abadia de Lacock em Inglaterra.

muybridge horse gallop animated 2 As Primeiras Fotografias da História

PRIMEIRA FOTOGRAFIA DE ALTA VELOCIDADE – Em 1878, Eadweard Muybridge, fotógrafo britânico foi contratado por Leland Stanford para resolver uma questão, algumas pessoas diziam que o cavalo nunca tinha as quatro patas fora do chão ao mesmo tempo quando galopava, outras diziam que sim, fizeram-se apostas de $25 000, Muybridge dispôs 12 camaras lado a lado numa pista accionada por fios à medida que o cavalo passava, conseguindo assim criar a primeira série de fotos de alta velocidade e resolver o problema, de facto há um momento no galope em que as quatro patas se encontram fora de terra.

first aerial photo As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA AÉREA – As primeiras fotografias aéreas são da autoria de Gaspard-Félix Tournachon, mais conhecido por Nadar e foram feitas em 1858 usando um balão amarrado em Bievre Valley na França, infelizmente todas as imagens de Nadar se perderam e a mais antiga fotografia aérea que chegou aos nossos dias é esta feita em Boston nos Estados Unidos em 1860 por James Wallace Black, a partir de um balão.

robinson photomontage fading away As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOMONTAGEM – Em 1858 Henry Peach Robinson fez a primeira fotomontagem conhecida, usando para o efeito uma combinação de múltiplos negativos juntos numa única imagem. Esta fotografia intitulada “Fading Away” é uma composição feita com cinco negativos que mostra uma menina a morrer.

first x ray As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA RAIO X -  Em Dezembro de 1895 Wilhelm Roentgen fez esta imagem, no seu laboratório em casa, da mão da sua esposa a usar o anel de casamento. Trata-se do primeiro raio-X do mundo e foi apresentada ao Professor Ludwig Zehnder, do Instituto de Física da Universidade de Freiburg no dia 1 de Janeiro de 1896. Alguns dias depois a imagem enchia as páginas dos jornais chocando e fascinando o mundo, desde então até hoje revolucionou o mundo da medicina.

firstdigitalphoto As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA DIGITAL – Do ponto de vista técnico esta é a primeira fotografia digital do mundo. A fotografia pertence a Russell Kirsch que trabalhava no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos E.U.A., e digitalizou vários anos antes do aparecimento da camara digital uma fotografia do seu filho com três meses. A fotografia tem apenas 176×176 pixels e foi digitalizada em 1957, mais de uma década antes do aparecimento da primeira camara digital.

First photo from space As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA ESPACIAL – As primeiras fotografias tiradas do espaço foram feitas no dia 24 de Outubro de 1946 a partir de um voo de um foguete V-2 (voo nº 13). Foram tiradas várias fotografias, uma a cada segundo e meio e a uma altitude de 105 km da superfície terrestre, cinco vezes maior que qualquer fotografia tirada antes.

lua primeira fotografia As Primeiras Fotografias da História
A PRIMEIRA FOTOGRAFIA DA LUA – É a primeira astrofotografia da história e foi registada em 1839 pelo químico John W. Draper, professor da Universidade de Nova York e um dos pioneiros em avançados estudos da fotoquímica. John Draper utilizou um telescópio acoplado ao equipamento fotográfico para realizar esta e várias outras fotos de nosso satélite natural.

ATSIII 10NOV67 153107 As Primeiras Fotografias da História

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA TOTAL DA TERRA – É a primeira fotografia do disco total do planeta Terra, embora a mais conhecida seja a que foi efectuada mais de uma década depois através da missão Apollo 17. Foi feita em 1967 pelo satélite ATS-3 que esteve operacional até 2011, tendo sido o satélite com mais tempo de vida.

email
Share.

1 Comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO