Camara Fotografica que foi à Lua vendida por 660 mil euros

0

Há câmaras fotográficas muito especiais, e este é um desses casos. Esta câmara fotográfica foi usada em 1971 pelo astronauta norte americano Jim Irwin, na missão Apollo 15 de ida à Lua. Foi a leilão com um preço base de 80 mil euros, mas acabou a ser vendida por 660 mil euros.

camara fotografica lua Camara Fotografica que foi à Lua vendida por 660 mil euros

O leilão decorreu na galeria de fotografia WestLicht em Viena de Áustria, o comprador foi o empresário japonês Terukazu Fujisawa, dono da cadeia de lojas Yodobashi Camera. O empresário levou para casa a única câmara fotográfica conhecida que esteve em solo lunar e voltou à Terra, já que em anteriores missões muito desse material ficou na superfície da Lua para aliviar o transporte de peso desnecessário na viagem de regresso à Terra. Os astronautas apenas traziam o compartimento que continha o filme, deixando todo o restante corpo e lente na Lua.

Jim Irwin Apollo 15 LMP Camara Fotografica que foi à Lua vendida por 660 mil eurosO astronauta James Irwin (1930-1991) (Foto:NASA)

A câmara fotográfica é de marca Hasselblad e foi escolhida na época para as missões Apollo pela sua grande qualidade e robustez. A câmara não é um modelo original, foi um modelo desenhado propositadamente pela marca para as duras condições que uma expedição  destas exigia. Era usada na superfície da Lua pelos astronautas para fazer registos diversos e estes traziam-nas acopladas ao fato espacial junto ao peito, e era accionada e a câmara fazia registos sucessivos de forma automática.

AS15 85 11471HR Camara Fotografica que foi à Lua vendida por 660 mil eurosIrwin durante a missão Apolo 15 onde se vê com a Hasselblad ao peito (Foto:NASA)

A missão lunar Apollo 15, foi a antepenúltima missão lunar, decorreu no ano de 1971 e teve a duração de 12 dias e 7 horas. O astronauta James Irwin foi o oitavo homem a caminhar na superfície da Lua. A câmara fotográfica tem o número 38 inscrito numa placa interna, que aparece nas 299 fotografias tiradas na superfície lunar pelo astronauta Irwin. “É a prova a 100% de que esta câmara é a verdadeira e que de facto esteve na Lua”, disse o leiloeiro da galeria fotográfica Westlicht, dizendo ainda: “Ainda tem poeira lunar”.

A câmara fotográfica leiloada estava anteriormente na posse de um outro coleccionador, que a tinha adquirido num leilão em 2012.

email
Share.

Leave A Reply