Canon celebra 80º Aniversario

0

A Canon Inc. está a celebrar o 80º aniversário da primeira câmara Canon, a Kwanon. Esta foi a primeira câmara japonesa com obturador de plano focal de 35mm, a Kwanon foi produzida como protótipo em 1934, o culminar dos sonhos de engenheiros que queriam a par da Europa, ganhar liderança no mercado das câmaras daquele tempo.

Kwanon first canon Canon celebra 80º Aniversario

Os engenheiros que criaram a câmara decidiram nomeá-la de Kwanon, a deusa Budista da misericórdia, na esperança que a divindade partilhasse a sua benevolência assim como eles perseguiram o sonho de criar a melhor câmara do mundo. A objetiva da câmara, chamada Kasyapa – depois de Mahakasyapa, um discípulo de Buda – também ganhou o seu nome do Budismo. Adicionalmente, a parte superior do corpo da câmara tinha gravado uma imagem que representava a deusa Kwanon com mil braços, como pode ver na imagem ao lado da câmara.

hansa canon Canon celebra 80º Aniversario

Em 1936, dois anos depois do nascimento da Kwanon e depois de muitos testes e erros, a Canon lançou a Hansa Canon , a sua primeira câmara comercial com obturador de plano focal de 35mm, embarcando assim na história da empresa enquanto fabricante de câmaras.
canonflex and canonet Canon celebra 80º Aniversario

Em 1959, a Canon introduziu a sua primeira câmara reflex de objetiva única, a Canonflex (em cima à esquerda), seguida pela Canonet (em cima à direita) em 1961, uma câmara rangefinder muito popular, que chegou ao mercado e esgotou o stock de uma semana em apenas duas horas. Após estes sucessos, a empresa continuou a liderar a indústria com uma gama de modelos de câmaras populares, como a F-1, (em baixo à esquerda) uma câmara SLR de 35mm topo de gama introduzida em 1971, e a AE-1, (em baixo à direita) fabricada em 1976, a primeira câmara SLR do mundo com um microcomputador incorporado.

canon f1 ae1 Canon celebra 80º Aniversario

Em 1987, no seguimento da inovação tecnológica, a Canon lançou a EOS, a primeira câmara SLR do mundo com FA (focagem automática) a incluir um sistema de baioneta totalmente electrónico.

Em 1995, a EOS marcou a sua entrada na era digital. No ano 2000 a Canon lançava o seu ultimo modelo de uma câmara profissional para filme 35mm, a Canon EOS 1V. Quase ao mesmo tempo, em 2001, a Canon lançava a primeira câmara digital da sua linha profissional, a Canon EOS 1D. A Canon já tinha modelos anteriores de câmaras digitais para o mercado profissional, mas estas eram fabricadas em parceira com a Kodak, tal como a EOS D2000. A EOS 1D foi a primeira câmara digital de gama profissional a ser totalmente fabricada pela Canon.

canon eos 1v 1d Canon celebra 80º Aniversario

Em 2012, a empresa lançou o sistema EOS Cinema, uma linha profissional de câmaras e objetivas digitais cinematográficas, criada do culminar de várias inovações tecnológicas centradas em tecnologias óticas desde a fundação da empresa. Desde a sua introdução, o Sistema EOS Cinema contribuiu para expandir os horizontes da expressão visual.

Canon eos C300 Canon celebra 80º Aniversario

email
Share.

Leave A Reply