Como recuperar um cartão de memória SD avariado

0

Já lhe terá acontecido certamente pegar no seu cartão de memória SD, inseri-lo na sua camara e perceber que não conseguia fazer fotografias, e nem mesmo formatar o seu cartão SD. Na realidade era como se o seu cartão estivesse avariado. Depois você retira o cartão da sua câmara e repara que ele não tem a patilha lateral de segurança, uma pequena peça, pouco perceptível situada na parte lateral do cartão. Mas tenha calma, o seu cartão SD não está avariado!
Essa patilha de segurança dos cartões SD, como o próprio nome indica, tem uma finalidade, impedir que você possa apagar ou formatar imagens dentro do cartão por descuido. Se essa pequena patilha for puxada para trás ou se partir, você deixa de poder escrever dados no seu cartão SD.
Sendo uma peça frágil por vezes pode partir-se, e nesses casos muitas pessoas nem reparam nisso, e apenas percebem que o cartão deixou de funcionar, não entendendo o porquê disso, chegando por vezes a deitar os cartões para o lixo ao pensar que estão irremediavelmente avariados.

Há uma forma muito simples de solucionar isso, veja de seguida:
1- PROBLEMA: O seu cartão SD normalmente tem o aspecto desta primeira imagem, apresenta a pequena patilha de segurança, conforme está assinalado pelo circulo vermelho. Por vezes pode acontecer esta pequena patilha partir-se, e o seu cartão SD fica assim com o aspecto que apresenta a segunda imagem, onde a patilha já não existe. O que faz com que cada vez que tenta fazer fotografias ou formatar o seu cartão a sua camara reaja conforme vê na terceira imagem, com a mensagem de cartão protegido contra escrita.

foto 01
2- RESOLUÇÃO: A resolução do problema é simples, basta você arranjar um pouco de fita adesiva, com 1 cm, e colocar conforme vê na imagem de forma a atravessar o cartão de um lado ao outro, cobrindo essa ranhura. Agora é só inserir na sua camara e já pode fazer fotografias ou formatar tal como anteriormente, o seu cartão voltou a funcionar novamente de igual forma.

foto 02

Se este post ajudou a solucionar o seu problema, partilhe e deixe comentário de seguida. Obrigado!

email
Share.

Leave A Reply