Como saber o Significado das Siglas das Lentes Tamron

0

A Tamron é uma marca japonesa de lentes para câmaras DSLR, é conhecida sobretudo pela sua relação qualidade/preço. A totalidade das suas lentes possui uma gama amadora e uma gama profissional, no entanto na hora da compra muitos são os que ficam indecisos devido ao enorme numero de siglas ou abreviaturas que especificam as particularidades de cada lente. Isto acontece com todas as marcas, cada marca usa diferentes abreviaturas para nomear as características das suas lentes.  Para que não restem duvidas na hora de comprar um lente fotográfica de marca Tamron segue-se a lista de siglas/abreviaturas usadas por esta marca nas suas lentes ou objectivas e a sua definição:

tamron.photokina2010.008.cs

AD: (Anomalous Dispersion, Dispersão Anómala) Contém vidro especial para evitar as aberrações cromáticas e melhorar a qualidade da imagem.

ASL: (Aspherical Lens, Lentes Asféricas) Designa lentes com elementos de vidro asféricos, ou seja, são elementos óticos cujo perfil não é esférico mas uma curva composta, isto irá corrigir a trajectória da luz incidente, fazendo coincidir os elementos da imagem no mesmo plano de foco.

Di: (Dgitally Integrated, Integração Digital) Lentes desenhadas a pensar em DSLRs e com revestimentos para sensores electrónicos, embora também compatíveis com SLRs de filme de 35mm.

Di II: (Dgitally Integrated, Integração Digital) Lentes desenhadas para trabalhar com câmaras fotográficas com sensores APS-C, ao contrario das que têm full frame.

Di III: (Dgitally Integrated, Integração Digital) Lentes para a gama de câmaras compactas. São incompatíveis com DSLR’s digitais ou de filme.

eBAND: (Extended Bandwidth & Angular-Dependency) A Tamron desenvolveu uma técnica de nano revestimento para o interior de algumas das suas lentes que reduz a quantidade de luz reflectida, o que minimiza artefactos como os “flares” ou imagem fantasma.

FEC: (Filter Effect Control, Funcionalidade de Controlo de Efeito de Filtro) É uma funcionalidade que permite manejar um filtro polarizador mesmo quando a lente tem um capuz ou para-sol montado, o que geralmente dificulta ou impede o manejo eficaz de filtros.

FTM: (Full Time Manual Focus, Foco Manual a Tempo Inteiro) Um problema comum nas lentes AF (auto-focus/focagem automática) é que não é possível ajustar manualmente o foco com a funcionalidade AF activa. As lentes Tamron com o sistema FTM  permitem ajustes manuais do foco em qualquer situação.

HID: (High Index, High Dispersion, Alto Índice, Alta Dispersão) Vidro de alta dispersão pensado para minimizar aberrações cromáticas, sobretudo em tele-objectivas de grande amplitude.

IF: (Internal Focusing, Focagem Interna) Designa as lentes que possuem sistema de focagem interna, ou seja, não movem quaisquer elementos exteriores durante o processo de foco.

LD: (Low Dispersion, Baixa Dispersão) Um tipo de vidro que apresenta baixa dispersão da luz, ou seja uma menor propensão a separar a luz visível nas suas cores constituintes, o que permite um reduzido surgimento de aberrações cromáticas.

PZD: (Piezo Drive, Motor Piezoelectrico) Este tipo de motores de autofoco nas lentes apresentam sobretudo vantagens de velocidade e o fato de serem muito silenciosos.

RD: (Rounded Diaphragm, Diafragma Arredondado) Devido à sua estrutura os diafragmas podem produzir “bokeh” de forma hexagonal ou com um número de lados igual ao número de lâminas que o diafragma possua. No caso de lentes com diafragma arredondado permite a criação de desfocado mais esférico e esteticamente mais apreciado.

SP: (Super Performance, Performance Super) São todas as lentes de gama profissional da marca Tamron.

USD: (Ultrasonic Silent Drive, Motor Ultra-sónico) Motor de autofoco que equipa as lentes Tamron. Este motor actua através da emissão de vibrações ultra-sónicas que fazem girar o anel de focagem.

VC: (Vibration Compensation, Compensação de Vibração) Sistema de estabilização de imagem da Tamron. Se a lente tiver este sistema ao ligá-lo poderá fazer fotografias com velocidades mais baixas sem que a imagem fique tremida. Muito útil sobretudo em ambientes onde usa velocidades de obturação baixas.

XLD: (Extra Low Dispersion, Extra Baixa Dispersão) Significa que estas lentes apresentam vidro de dispersão extra baixa. Segundo a Tamron estas lentes apresentam uma performance equivalente à da fluorite, o que origina melhor desempenho em todo o alcance do zoom.

XR: (Extra Refractive Index Glass, Vidro de Índice Superior de Refractividade) As lentes com este vidro podem desviar a luz recebida em ângulos mais apertados sem produzir as conhecidas aberrações cromáticas, podendo assim ser usado para criar lentes mais curtas e mais leves.

ZL: (Zoom Lock, Bloqueio de Zoom) Esta funcionalidade permite imobilizar os elementos móveis das lentes zoom, de modo a que não se estendam enquanto ficam pendurados na câmara ou durante o transporte, é frequente sobretudo em teleobjectivas com elementos móveis.

email
Share.

Leave A Reply