Decapitação de Fotojornalista Choca o Mundo

0

A decapitação do fotojornalista norte americano James Foley por extremistas Islâmicos está a chocar o mundo, depois de difundido um vídeo no YouTube que mostra a sua execução, e que os especialistas norte americanos já consideraram como sendo verídico.

James Foley tinha 40 anos era graduado em jornalismo em 1996 pela Marquette University  e em 2008 pela “Northwestern University’s Medill School of Journalism”, universidades norte americanas.

james foley Decapitação de Fotojornalista Choca o Mundo

James Foley já tinha estado noutros cenários de conflito mundial de onde escapou por sorte. Em Abril de 2011 Foley trabalhava para o Global Post, estava na Líbia e é detido juntamente com outros três jornalistas por forças leais ao governo de Moammar Gaddafi durante a guerra civil neste país, Foley foi libertado da prisão 44 dias depois. Em Novembro de 2012 Foley encontrava-se na Síria a fazer a cobertura da guerra civil quando foi capturado. O seu paradeiro era desconhecido até ao dia 19 de Agosto de 2014, quando foi publicado um vídeo no YouTube onde era mostrada a sua execução.

james foley  Decapitação de Fotojornalista Choca o Mundo

O vídeo que está a chocar o mundo mostra Foley ajoelhado, numa paisagem desértica, vestido com um uniforme cor de laranja, semelhante  ao que usam os presos de Guantánamo. Ao lado deste um membro da jihad islâmica do Iraque, vestido de preto e com o rosto tapado, armado com uma faca, começa por referir no vídeo que a execução de Foley é feita como retaliação aos recentes ataques ordenados os recentes ataques aéreos norte americanos ordenados pelo presidente norte americano Barack Obama, contra os extremistas iraquianos.

 

email
Share.

Leave A Reply