Entrevista com a fotografa Erika Muniz

0

Erika Muniz é fotografa em Brasilia, Brasil, teve o primeiro contacto com a fotografia aos 8 anos após os seus pais lhe terem oferecido uma camara Polaroid. Desde então o encanto e fascínio pela fotografia não voltaram a desaparecer Aos 18 anos começou a fotografar desfiles de moda e trabalhos publicitários e mais tarde especializou-se em fotografar recém nascidos. Acha que o que diferencia um profissional de um amador é o olhar, e aconselha à especialização numa área especifica da fotografia como forma de aumentar a qualidade. O FOTOGRAFIATOTAL falou com Erika Muniz e mostra-lhe algumas das suas fotografias de recém nascidos:

sem título 0925 Entrevista com a fotografa Erika Muniz

Onde nasceu e onde vive e trabalha actualmente?
Nasci em Brasília onde vivo e trabalho. Trabalho em meu próprio estúdio fotográfico, juntamente com meu marido, Paulo Moraes.
Quando teve o primeiro contacto com a fotografia?
A fotografia faz parte da minha vida desde os 8 anos de idade, quando ganhei dos meus pais uma máquina Polaroid. Fiquei encantada com a possibilidade de “revelar” as fotos logo depois que foram tiradas.
Desde quando e onde começou a sua carreira na fotografia?
Comecei a fotografar profissionalmente com 18 anos de idade, fotografava moda, passarelle e algumas campanhas publicitárias.
Em que momento e porque decidiu tornar-se fotografo profissional?
Foi em uma viagem que fiz com meus pais para pescar. Quando todo mundo estava preocupado em pegar peixes eu não parava de fotografar tudo. Nessa viagem tive a certeza de que iria viver da fotografia para sempre.

mateus 6582 copy Entrevista com a fotografa Erika Muniz

Em que área da fotografia se sente mais à vontade ou gosta mais de trabalhar?
Sou fotógrafa de bebês. Meu amor por eles é tão grande quanto ou maior do que a própria fotografia. Adoro poder pega-los em meu colo e começar a descobrir sua personalidade e reações. Quando fotografo recém-nascidos essa interação me encanta mais ainda, eles não falam, então a minha sensibilidade em relação as reações deles tem que estar em perfeita sintonia.
O que considera mais importante para se ser um bom fotografo?
Registar o que ama, isso é o mais importante. Quando estou fotografando o que amo (bebês) a técnica fotográfica em si fica em segundo plano e o que importa é o registo daquele momento que estou vivenciando.
Onde vai buscar a inspiração necessária para criar o seu trabalho?
Nos próprios bebês. Ver aquele ser tão singelo e incapaz na minha frente me inspira a eternizar aquele momento da maneira mais linda possível.
Qual o seu género de fotografia preferido?
Bebês recém-nascidos.

sem título 6297 copy Entrevista com a fotografa Erika Muniz

Que tipo de preparação você faz antes de fotografar?
No caso de um ensaio de bebês recém-nascidos muitos cuidados devem ser tomados antes do inicio do ensaio. É importante a higienização completa do estúdio.
Outro fator é controlar a temperatura ambiente. Já que os bebês ficam sem roupa durante todo o ensaio.
Como é a sua equipa de colaboradores habituais?
Somos eu e meu marido. Nos revezamos em todas as ações.
Que equipamentos fotográficos usa com mais regularidade?
A Camera, e 3 lentes, 50mm, 105mm e 24-70mm. São os equipamento que utilizo com mais regularidade. Não uso flash, sou amante de luz natural e em meu estúdio só utilizo luz natural.
Quais os softwares que mais usa na edição do seu trabalho fotográfico?
Lightroom e Photoshop.

alice 4296 copy Entrevista com a fotografa Erika Muniz

Alguma vez esteve numa situação embaraçosa enquanto fotógrafo?
Algumas vezes. A maior parte do tempo os bebês ficam sem roupinha mesmo, para tirarmos as fotos no estúdio, e bebê sem roupa significa que ele pode sujar tudo a qualquer momento. Então quase sempre sou carimbada pelos pequenos com xixi e coco. Faz parte da vida de um fotógrafo de bêbes (risos).
Que projectos tem para o futuro da sua carreira?
Estamos em fase final de edição de um DVD sobre fotografia de recém-nascidos. Estamos muito felizes com este projeto já que no Brasil são pouquíssimo os materiais didáticos para esse ramo da fotografia.
Quais são os fotógrafos actuais ou antigos que você mais admira?
Na minha área sou fã das fotógrafas americanas KelleyRyden  e TracyRaver e o estúdio californiano BabyAsArt. Em outras áreas a uma série de grandes fotógrafos que admiro muito, Sebastião Salgado, Araquém de Alcântara, Annie Leibovitz, Elena Kalis, entre outros. São grandes nomes da fotografia mundial e que já tem uma história de sucesso.
Quais os 5 websites de fotografia que mais frequenta ou recomenda?
Sobretudo esses: www.kelleyryden.com  www.babyasart.com  www.tracyraver.com  www.jinkyart.com.au  www.kerimeyersphotography.com

catarina 2320 copy Entrevista com a fotografa Erika Muniz

Costuma também fotografar através de smartphone,(iPhone ou android)?Se sim quais as aplicações que mais usa?
Sim, sempre fotografo de iPhone. Adoro os filtros do Instagram, sempre posto um monte de fotos.
Habitualmente participa em exposições ou concursos/prémios? se sim quais já participou?
Já fiz 2 exposições em Brasília mesmo.
Como vê a fotografia actualmente e no futuro?
A fotografia está ao alcance de todos hoje.. Os smartphones ajudaram muito a popularizar a fotografia. Já vi cada foto maravilhosa feita de celular.  O Instagram é um marco para a fotografia, a partir dele e de seus filtros todos se sentiram mais fotógrafos e mais amantes por fotografia.
A popularização da fotografia é boa porém ela exige ainda muito mais qualidade dos fotógrafos “profissionais”. As boas câmeras estão na mão de todos, mas o que diferencia um profissional de um amador é o olhar. A fotografia digital estimula o número de clicks e não a qualidade do click
Que conselhos daria a quem pensa seguir a profissão de fotografo?
Antes de qualquer coisa, tem que amar o que faz. Amando o que faz você vai conseguir superar momentos difíceis e esses momentos sempre vão existir. O inicio da carreira de um fotografo é muito complicado, primeiro porque sua família não vai considerar isso uma profissão segundo porque vai demorar para você ganhar dinheiro com fotografia.
Quando me pedem conselhos para iniciar na profissão eu recomendo que busque uma área e se especialize. Não seja apenas fotografo, seja fotografo disso ou daquilo. Tenho visto muitos fotógrafos de tudo mas que na verdade são fotógrafos medianos em tudo. Se quiser se destacar se especialize e faça um trabalho excelente na sua área.

erikamuniz 5282 copy Entrevista com a fotografa Erika Muniz

erikaepaulo 5301 Entrevista com a fotografa Erika Muniz

Pode ver mais trabalhos da fotógrafa Erika Muniz nos seguintes websites:
www.erikamuniz.com
www.facebook.com/ErikaMunizPhotography
www.instagram.com/erikamunizphoto

 

email
Share.

Leave A Reply