Entrevista com o Fotografo Ivan Berger

0

Ivan Berger é fotografo brasileiro vive e trabalha em São Paulo, iniciou a sua carreira em 2006, mas tem já um extenso e reconhecido trabalho na área da publicidade, moda e editorial. Acha que um bom fotografo tem que saber harmonizar a luz numa imagem e sobretudo ter bom gosto, algo que não se ensina na faculdade mas se adquire estudando muito. Para quem pretende seguir carreira na fotografia deixa alguns conselhos, não tenha preguiça e busque fazer sempre o melhor. O FOTOGRAFIATOTAL dá-lhe a conhecer um pouco mais do trabalho e vida de Ivan Berger:

Foto face

Onde nasceu e onde vive e trabalha actualmente?
Sou Brasileiro com cidadania Francesa, nascido em São Paulo, trabalho em São Paulo capital.
Quando teve o primeiro contacto com a fotografia?
Desde minha infância tive influencias de meu pai que era amante de fotografia e revelava e ampliava seus filmes a preto e branco no quarto escuro, na época da faculdade em 1984 cursei Publicidade e obtive aulas de fotografia na mesma época me tornei modelo e comecei aprender durante os trabalhos um pouco deste universo, na mesma época fazia books com luz natural externa das modelos da agência  de modelos que eu trabalhava.
Desde quando e onde começou a sua carreira na fotografia?
Comecei minha carreira de fotografo em 2006, montei meu próprio estúdio e comecei fotografando para moda.

002_Supermercado

Em que momento e porque decidiu tornar-se fotografo profissional?
Em 2006 minha namorada e actual esposa trabalhava como modelo Débora Bermudes, ela fazia trabalho com grandes fotógrafos e utilizava algumas fotos em seu book de apresentação mas 90% das fotos eram minhas, ela dizia que eu conseguia vende-la para o mercado e me incentivou nesta carreira.
Em que área da fotografia se sente mais à vontade ou gosta mais de trabalhar?
Fotografo pessoas, publicidade, moda, editorial de revistas e capas, tenho facilidade em dirigir e tirar o máximo de cada modelo ou ator.
O que considera mais importante para se ser um bom fotografo?
Estudar, estudar, estudar, não a parte técnica e sim a harmonia de luz na imagem, o bom fotografo tem que ter bom gosto e bom gosto não se ensina em faculdades ou cursos, temos que desenvolver estudado as imagens que existem.

107_Loco

Onde vai buscar a inspiração necessária para criar o seu trabalho?
Busco inspiração nas pessoas, no dia a dia das ruas, sempre procuro ficar só para pensar em meus novos projetos de autor.
Qual o seu género de fotografia preferido?
Gosto de fotos com movimento e atitude, tem que ter um mínimo de movimento, claro são muito mais dfíceis de ser executadas e nem sempre usamos na publicidade.
Que tipo de preparação você faz antes de fotografar?
Checklist de todos os equipamentos para o trabalho e reservas para eventuais mudanças de plano, tempo ou ideia do cliente, também estudo os que irei fazer na madrugada anterior ao trabalho assim no dia da fotografia estou seguro do que irei fazer e passo segurança aos modelos e clientes, isso me ajuda a economizar tempo na aprovação da foto por parte do cliente.

006_Poluicao
Como é a sua equipa de colaboradores habituais?
Trabalho com minha esposa e o assistente dela para produção executiva: casting, briefing, produção figurino, produção de objectos, produção de cenário, produção de locação, makeup e cabelo, contratos, tratamento de imagem, making-off, etc. São eles também que agendam reuniões com novos clientes onde levo meu portfólio, trabalho com 5 assistentes de fotografia que determino por tipo de trabalho.
Que equipamentos fotográficos usa com mais regularidade?
Para Publicidade uso uma Hasselblad H4X com back PhaseOne P65.
Para moda e editorial uso uma Canon 1Ds e para “making-of” uma Canon 5D mark2
Quais os softwares que mais usa na edição do seu trabalho fotográfico?
Para Hasselblad ou Canon uso o Capture One 7 na captura da foto e depois Photoshop.

072_Miss_Victoria
Alguma vez esteve numa situação embaraçosa enquanto fotógrafo?
Sim, em um trabalho de publicidade me enganei com quem seria a atriz da Globo veio do Rio para prova de roupa com seu empresário e toda equipe de clientes e figurinistas, quando eu cheguei na sala de reunião a atriz não estava maquiada e eu não reconheci ela, achei que fosse a passadeira de roupa todos riram e pedi desculpas e no final deu tudo certo.
Que projectos tem para o futuro da sua carreira?
Quero participar do circuito de Fine Art, exposição em galerias e comercialização.
Quais são os fotógrafos actuais ou antigos que você mais admira?
Existem vários fotógrafos que admiro, dos Brasileiros adoro o Miro e Bob Wolfenson.

017_Estacao
Quais os 5 websites de fotografia que mais frequenta ou recomenda?
Não sobra muito tempo nesta vida de fotógrafo que atende o mercado de publicidade e varejo, atendo como vareja o Walmart, Carrefour, Centauro e GM, os trabalhos têm grande frequência e tem que ser executados rapidamente, não costumo navegar muito sem objetivos concretos, quando busco uma referencia sobre determinado assunto vou desde bancos de imagens até sites de fotógrafos.
Costuma também fotografar através de smartphone,(iphone ou android)? Se sim quais as aplicações que mais usa?
Sim uso iPhone, estou começando a usar o Instagram.
Habitualmente participa em exposições ou concursos/prémios? se sim quais já participou?
Fiz em Março de 2013 a exposição “Super Heróis Urbanos” que fez muito sucesso na crítica da mídia, estou produzindo outras duas exposições para 2014, participo de prémios em Cannes e em 2012 LuzersArchive.

003_Aeroporto
Como vê a fotografia actualmente e no futuro?
A fotografia sofreu uma redução de preço pois dividimos com o pessoal que faz tratamento e 3D, eles fazem parte do orçamento, com isso abriu as portas para novos fotógrafos que não resolvem no click e sim no pós produção, a qualidade não é fator principal no futuro pois o papel está diminuindo e o digital crescendo muito, os fotógrafos profissionais neste momento tem que investir em seus estúdio para se distanciar dos aventureiros, mas existe espaço para todos é um mercado muito grande e sempre irá crescer.
Que conselhos daria a quem pensa seguir a profissão de fotografo?
Comprometimento com o bom resultado, sempre busque fazer o melhor, se não ficar bom não tenha preguiça, desmonte toda a luz e recomece. Atendimento ao cliente é importante, faça o que ele te pediu e surpreenda seu cliente dando a ele uma outra opção.

012_Seguranca

_MG_7324 boa

Pode ver mais trabalhos do fotografo Ivan Berger nos seguintes websites:
www.ivanberger.com.br
www.twitter.com/Ivan_Berger
www.facebook.com/pages/Studio-Ivan-Berger

email
Share.

Leave A Reply