Fotografia World Press Photo será manipulada?

0

A fotografia da autoria do fotojornalista Paul Hansen da Suécia, vencedor da edição deste ano do World Press Photo, o mais prestigiado prémio de fotojornalismo mundial, está a criar muita polémica, isto porque alguns especialistas afirmaram que terá sido manipulada. Segundo estes a fotografia é uma composição feita a partir de outras 3 fotografias.

O World Press Photo é o mais prestigiado prémio mundial na área do fotojornalismo, por isso mesmo, está completamente proibida qualquer manipulação ou montagem das fotografias, a não ser retoques no brilho, contraste, níveis de cor e outros parametros que não incluam quaisquer alterações ao conteúdo da fotografia, ou seja, todo o conteúdo da fotografia tem sempre que resultar de um único disparo.

wpp-201-727b

Segundo os especialistas o funeral em Gaza não foi um acontecimento falso já que este ocorreu mesmo, como aliás o provam imagens feitas por outros repórteres no mesmo local [ver foto mais abaixo], o problema é que segundo o site “The Hacker Factor Blog” o fotógrafo terá criado uma única imagem com base em três fotografias que terá tirado em momentos diferentes.

Segundo o website “The Hacker Factor Blog“, a fotografia foi tirada com uma câmara de gama profissional, uma Canon EOS 5D markIII na seguinte data: 2012-11-20 at 9:39:38 am GMT+01:00.

Segundo este mesmo site o historial contido no ficheiro da fotografia  é o seguinte:

  1. Convertido no Adobe Photoshop Camera Raw 7.1 em MAC no dia 20-11-2012
  2. Convertido no Adobe Photoshop Camera Raw 7.1 em MAC no dia 04-01-2013 as 14:44 (e aqui aparece o primeiro indicio, duas conversões no mesmo ficheiro em datas diferentes)
  3. Derivada de Canon Raw para TIFF
  4. Convertida no Adobe Photoshop Camera Raw 7.1 em MAC no dia 04-01-2013 as 15:43
  5. Gravada pela primeira vez usando Adobe Photoshop CS6 em MAC no dia 04-01-2013 (Sendo a primeira vez que a fotografia é gravada usando várias fontes distintas na sua origem)
  6. Convertida de imagem TIFF para imagem JPG
  7. Gravada novamente em Adobe Photoshop CS6 em MAC em 15-02-2013 às 11:23

O website “The Hacker Factor Blog” afirma ainda para além de muitas outras coisas que a iluminação solar que se registava no momento em que foi efectuada a fotografia não poderia iluminar os rostos daquela forma e que os rostos teriam que aparecer com sombra e não com iluminação.

No entanto o World Press Photo abriu um inquérito e também emitiu um comunicado hoje dia 14 de Maio ao final do dia, onde afirmava que pediu opinião a especialistas e que afasta totalmente a hipótese de manipulação. Segundo Eduard de Kam, o especialista contactado pelo World Press Photo, disse: “os pixels da fotografia JPG estão exactamente no mesmo sítio dos que estão no ficheiro em RAW. Afastando por isso qualquer hipótese de esta ter sido manipulada.” Também o fotojornalista Paul Hansen se pronunciou dizendo: “A fotografia não é uma composição”, adiantando ainda: “Nunca tive uma fotografia examinada tão exaustivamente por quatro especialistas e vários júris em todo o mundo”. Paul Hansen adiantou também que essas várias conversões da mesma fotografia se devem ao facto de ter tirado do mesmo ficheiro RAW ficheiros com densidades diferentes para depois os poder combinar, podendo assim aclarar zonas mais escuras e escurecer zonas mais claras, e obter assim uma imagem HDR, ou seja com uma fotografia final com uma gama dinâmica muito maior.

Outra fotografia efectuada pelo fotografo Mohammed Saber da EPA presente também no dia 20-11-2013 no mesmo acontecimento, e nesta percebe-se que a sujidade da cabeça da criança não aparece tão pronunciada como na fotografia de Paul Hansen:

9771e91e8f5f5036

Sendo ou não manipulação não é a primeira vez que fotografias de imprensa são manipuladas. Ao longo da historia isso tem sido uma constante, mesmo em tempos em que não havia fotografia digital ou qualquer software de manipulação ela era feita com recursos a técnicas de laboratório. veja aqui outras imagens manipuladas ao longo da historia: 12 das fotografias manipuladas mais conhecidas da historia.

email
Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.