Fotógrafo Português Premiado pelo World Press Photo

0

Depois de em Eduardo Gageiro ser premiado em 1974 com o 2º prémio do World Press Photo com uma fotografia do General Spínola, na categoria Retratos (Portraits) e de em 2008 Miguel Barreira trazer para Portugal o 3º lugar na categoria Desporto (Sports) com uma fotografia de um bodyboarder nas ondas da Nazaré, eis que este ano é a vez de Daniel Rodrigues, um fotojornalista freelancer, que acaba de ganhar no World Press Photo o 1º Prémio na categoria Vida Quotidiana (Daily Life) com uma fotografia intitulada “Futebol na Guiné-Bissau”.

Daniel Rodrigues é da cidade do Porto, tem 25 anos, formou-se no IPF- Instituto Português de Fotografia e é fotojornalista freelancer. Este ano vê a sua fotografia: “Futebol na Guiné-Bissau”, premiada pelo mais prestigiado concurso de fotojornalismo do mundo. A imagem feita na localidade de Dulombi na Guiné, retrata jovens a jogar futebol num campo de terra que foi quartel português na época colonial.

Daniel Rodrigues disse esperar que este prémio lhe traga trabalho pois está desempregado desde Setembro e viu-se mesmo obrigado a vender o material fotográfico. A fotografia premiada foi realizada em Março de 2012, durante uma missão humanitária na Guiné-Bissau, embora nunca tenha sido publicada em nenhum jornal ou revista, pois como o próprio disse: “ninguém quis comprar o trabalho”.

O vencedor do grande prémio World Press Photo deste ano foi o fotojornalista suéco Paul Hansen, com uma fotografia feita nos territórios palestinianos em Gaza na Palestina. A fotografia retrata duas crianças mortas devido a misseis israelitas que são transportadas ao colo pelas ruas de Gaza, a caminho da mesquita onde será feita a cerimónia fúnebre. Paul Hansen é fotojornalista no diário Dagens Nyheter desde o ano 2000, tendo já recebido ao longo da sua carreira inúmeros prémios entre os quais o de ser Fotógrafo do Ano da Suécia por sete vezes.

Este ano o júri do World Press Photo recebeu para avaliação 103.481 fotografias, submetidas por 5.666 fotógrafos de 124 países.

email
Share.

Leave A Reply