Instagram lança Hyperlapse

0

O Instagram volta uma vez mais a revolucionar na área da fotografia e do vídeo. Desta vez através de mais uma nova aplicação acabada de lançar esta semana e que promete revolucionar a forma de fazer os chamados hyperlapse. Trata-se de uma aplicação extremamente simples e fácil de usar, no entanto o seu potencial é enorme, já que permite estabilizar as suas imagens, ficando estas com um aspecto profissional igual ao que é feito com recurso a estabilizadores de imagem. Em poucos dias já foram partilhados dezenas de milhar de vídeos com a hashtag #hyperlapse.

hyperlapse Instagram lança Hyperlapse

O que é TIMELAPSE e HYPERLAPSE?

Time-lapse – é um processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou frame por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa, dando a sensação que o tempo esta a passar muito rápido em câmara acelerada. A fotografia Time-lapse pode ser considerada a técnica oposta à fotografia de alta-velocidade. Uma das características desta técnica é evidenciar alterações que geralmente são subtis aos nossos olhos, como o movimento do Sol e das estrelas no céu, e que através da velocidade se tornam bastante evidentes. No timelapse a posição da câmara é fixa.

Hyper-lapse – é uma técnica em tudo igual ao time-lapse, com a diferença que ao contraio do timelapse a câmara se encontra sempre no mesmo ponto fixo, no caso do hyperlapse a câmara move-se, neste caso a câmara precisa deslocar-se dentro de uma linha estabelecida ou num carro (dolly) que de alguma forma estabilize ao máximo os movimentos da imagem, mesmo assim será sempre necessário proceder a estabilização através de software apropriado. Esta técnica combina não apenas a passagem de tempo mas também movimento.

hyperlapse app download Instagram lança Hyperlapse

Basicamente o que esta app do Instagram faz é estabilizar a imagem vídeo, dando depois a sensação de movimentos fluidos e constantes, sem aqueles tremidos habituais que acontecem quando filmamos cenas sem tripé usando simplesmente as mãos ou quando fazemos movimentos ao andar. Depois de fazer a gravação poderá escolher a aceleração do seu vídeo que vai desde 1x até 12x, de seguida pode gravar o vídeo no seu álbum de imagens e partilhá-lo no facebook ou no instagram directamente. Esta aplicação encontra-se para já apenas disponível para iPhone e é gratuita, não havendo ainda previsão do seu lançamento para Android nem para Windows Phone.

Apesar de ser para já uma primeira versão extremamente simples desta app, prevê-se que num futuro próximo a aplicação venha a ser melhorada de forma significativa, provavelmente com adição de filtros ao vídeo, com a adição de tiltshift, vinhetas e possibilidade de tratamento de cor e outros parâmetros.

email
Share.

Leave A Reply