Os esperados filmes digitais de 35mm

0

Apesar de há uns anos grande parte dos fotógrafos ter vendido ou arrumado todas as suas cameras de filme, devido ao advento da fotografia digital e das cameras fotográficas digitais que vieram destronar por completo as cameras analógicas que passaram a peças de museu. No entanto a tecnologia tem por vezes destas coisas e graças a novas evoluções na área dos sensores poderá dentro de alguns anos surgir a possibilidade de usar de novo a sua velha camera de filme que há tantos anos tem guardada com o uso de um destes protótipos digitais.

t_efilm_162

A ideia de criar filme digital para substituir os tradicionais filmes de 35mm nas cameras analógicas começou há mais de uma década através de uma empresa que actualmente já não existe, a “Silicon Film”, no entanto a ideia nunca terá passado de um prototipo que funcionava mal. Mais recentemente várias empresas têm-se interessado pela ideia e têm surgido frequentemente na Internet rumores de novos produtos nesta área.

010212-1303-32

A história do Silicon Film iniciou-se em 1998 e resume-se em poucos pontos:

Junho de 1998 – O primeiro modelo do que seria o “Silicon Film” apareceu através da ImageK, uma subsidiária da Irvine Sensors, da California nos EUA. O modelo tnha 1,3 megapixel e um factor de 2,58x.

Setembro de 1999 – Irvine Sensors renomeia o produto para “Silicon Film”

Fevereiro de 2001 – A primeira apresentação publica de “Silicon Film”. No entanto especulou-se que as imagens mostradas na apresentação eram diferentes das dos modelos, causando rumores de que o protótipo não seria funcional e as imagens teriam sido antecipadamente criadas apenas para a apresentação.

Setembro de 2001 – Irvine Sensors anuncia a suspensão do “Silicon Film”. As razões apresentadas foram de dificuldades na obtenção da certificação do produto em testes Europeus. A companhia disse no entanto que o produto teria passado nos testes de certificação nos E.U.A., embora a entidade de certificação dos E.U.A. (FCC) tivesses alegado que isso não era verdade.

digitalfilm

O Futuro do Filme Digital para 35mm

Surgiram recentemente rumores de uma nova empresa, a RE-35 que estaria a comercializar os ditos filmes digitais e vários websites na área da fotografia se apressaram a dar a noticia como verdadeira e como um novo produto na área da fotografia que poderia já ser adquirido no comércio. No entanto também este sensor flexível da RE-35 que poderia ser introduzido numa camera fotográfica analógica e ser depois lido através de um cabo USB, não existe na realidade, não passando para já de um conceito de design criado pela empresa, pode no entanto vir a ser uma realidade no futuro.

digital35mm_02

Apesar de todos estes rumores, contrariedades e protótipos que tem surgido é muito provável que mais cedo ou mais tarde, devido aos recentes avanços na área da produção de sensores, venha a surgir o tão esperado filme de 35mm digital para cameras analógicas. Algo muito esperado pelo mercado fotográfico.

email
Share.

Leave A Reply