Photo Quality Check para iPhone

0

Photo Quality Check é uma aplicação que acaba de ser lançada para iPhone, é a primeira aplicação concebida pelo designer gráfico português Romeu Peitinho e vai ao encontro de algumas necessidades que o próprio designer sentiu quando tirava fotografias com o seu iPhone para posterior uso em alguns dos seus trabalhos. Basicamente a aplicação permite aos utilizadores verificar facilmente o nível de detalhe e nitidez das fotografias no iPhone no exacto momento em que são feitas com um simples toque do dedo no ecrã e poder em décimas de segundo se grava a imagem ou a repete.

A aplicação está ainda na sua versão 1.0 e o seu ponto forte é mesmo a facilidade com que consegue verificar a nitidez de uma fotografia no momento em que a tira, pois permite através de um simples toque ver e percorrer rapidamente toda a imagem com uma ampliação de 100% e verificar se realmente faz sentido gravá-la ou se precisa fazer outra. Se pensa imprimir a sua foto, a aplicação permite também verificar rapidamente qual o formato máximo possível para essa impressão em 300dpi e 150dpi. Na interface da camera é também possível escolher opções para ligar ou desligar o flash ou colocá-lo em modo automático e para um temporizador que varia entre os 2 e os 20 segundos de espera.

photo quality check 01 Photo Quality Check para iPhone

Romeu Peitinho é um designer gráfico português, e mais recentemente, um programador iOS autodidata que criou uma marca pessoal para desenvolvimento de app’s para iPhone, a Smallblackroom. O FOTOGRAFIATOTAL colocou-lhe cinco questões sobre a sua aplicação de fotografia para iPhone a “Photo Quality Check“:

romeu peitinho Photo Quality Check para iPhone

Como surgiu a ideia de criar esta aplicação?
Sou designer gráfico e faço fotografia há muitos anos. A certa altura percebi que muitas fotos que fazia com o iPhone podiam ser usadas no meu trabalho. Acontece que às vezes algumas parecem nítidas e focadas mas depois quando as passamos para o computador e as ampliamos é que vemos que não estão assim tão nítidas. Depois, como a profissão de designer em Portugal se está a degradar cada vez mais, decidi estudar programação para iOS, porque tenho visto que há muita procura nessa área. Assim que comecei a conseguir programar percebi que ia aprender mais depressa e com mais prazer se criasse um projecto meu em vez de insistir com exercícios dos livros. Lembrei-me do problema das fotos pouco nítidas e de como seria bom poder verificá-las directamente no iPhone e foi então que decidi fazer uma app que me fosse útil. Nos últimos tempos já tiro muitas vezes fotos que sei que vou querer usar e nesses casos uso a minha app: com um toque do dedo faço zoom a 100% e vejo logo se é preciso repetir a foto antes que a oportunidade desapareça.
Quanto tempo demorou a criar a aplicação?
Desde que decidi criar a app como exercício de aprendizagem até à publicação na App Store passou cerca de um ano. Foi um ano de trabalho e aprendizagem nos meus tempos livres até ter esta primeira versão pronta.
Tem projectos para criar futuramente outras aplicações relacionadas com fotografia?
Sim, tenho várias ideias para app’s e uma grande parte envolve fotografia. De resto, a minha ideia é vir a incluir esta funcionalidade de avaliação das fotos em qualquer app de fotografia que venha a desenvolver no futuro.
Pensa vir a melhorar e desenvolver esta aplicação com novas versões?
Tenho já algumas funcionalidades novas planeadas para esta aplicação. Sou um utilizador regular de apps de fotografia e por isso identifiquei já algumas que a podem tornar mais útil. Uma é permitir ao utilizador tirar várias fotos antes de passar à fase de avaliação, em vez de ter de avaliar imediatamente cada foto assim que é tirada. Outra funcionalidade a melhorar é o acesso às fotos que estão gravadas no rolo da camera do iPhone. Tenciono permitir que o utilizador passe de uma para outra arrastando simplesmente dois dedos sobre a imagem, penso que isso vai melhorar muito a utilidade da app. Isto vai obrigar-me a aprofundar mais os meus conhecimentos, claro. Além disso estou já a trabalhar numa atualização da interface que se enquadre com o novo sistema operativo da Apple, o iOS7, que está aí a chegar. Espero lançá-la ainda em Setembro.
Para além da sua que outras aplicações usa frequentemente no seu Iphone?
Na área da fotografia a minha app favorita como camera fotográfica é a ProCamera. Já experimentei muitas, mas continuo a regressar a esta sempre que preciso tirar muitas fotos rapidamente. Para editar e aplicar efeitos é difícil escolher, tenho várias e saem outras novas todos os dias. Como editor simples tendo a usar o PhotoPower, apesar de ter outras instaladas com muito mais funcionalidades e filtros.

app photo check Photo Quality Check para iPhone

Veja o vídeo de promoção da aplicação Photo Quality Check para iPhone:

www.smallblackroom.com

email
Share.

Leave A Reply