Sony Apresenta o Primeiro Sensor Curvo

0

A Sony apresentou recentemente o primeiro sensor CMOS curvo, tal como já tínhamos visto surgir uma ligeira curvatura em alguns televisores e em alguns smartphones, chegam agora os primeiros sensores para câmaras fotográficas curvos. Se no caso dos televisores e smartphones essa curvatura tem como objectivo aumentar a sensação de profundidade e de tamanho, no caso dos sensores quais as vantagens em ter um sensor curvo ao contrario de um sensor plano?

Para entender o porque da Sony ter criado um sensor curvo temos que lembrar que as câmaras actuais possuem sensores planos, e que as lentes das câmaras fotográficas que projectam as imagens fotográficas no sensor são curvas. Isto provoca a necessidade de corrigir vários defeitos óticos das lentes, tal como a distorção, aberrações cromáticas e outros efeitos óticos que provocam defeitos na imagem final. Para efetuar essas correcções as lentes têm que possuir diversos elementos óticos, o que provoca um maior peso e robustez na objectiva.

 Sony Apresenta o Primeiro Sensor Curvo

Se o uso de sensores curvos for incluído nas câmaras isso levará a que os sensores sigam a curvatura das lentes, e a uma consequente construção de objectivas mais baratas, mais leves e de produção mais fácil, ou seja com menos elementos óticos, porque algumas dessas distorções ficam automaticamente corrigidas com a curvatura do sensor.

Também com este sensor o efeito de vinheta deixará de existir. O efeito vinheta é algo provocado pela existência de maior luminosidade no centro do que nas bordas da imagem devido aos raios de luz atingirem o centro do sensor com maior intensidade que nas bordas deste, provocando aquele efeito em que os cantos da imagem apresentam uma menor exposição (mais escuros) do que o centro da imagem.

Este sensor da Sony terá uma curvatura semelhante à do olho humano, a sensibilidade à luz parece ser também outra revolução, segundo a Sony o sensor possui uma sensibilidade à luz 40% maior no centro e 100% maior nas bordas, o que diminuirá o nível de ruído em fotografias feitas em ambientes escuros. Apesar dos sensores curvos não serem uma novidade, é a primeira vez que uma grande empresa na área da fotografia, como a Sony, está preparada para produzir esses sensores em grande escala para câmaras full frame e para smartphones.

email
Share.

Leave A Reply