Tudo sobre o formato RAW

0

O chamado formato RAW é uma designação genérica dada aos ficheiros de imagem digitais que contém toda a informação e a totalidade dos dados de uma imagem obtidos através da câmara fotográfica e sem qualquer compressão, por isso mesmo se diz, com razão, que o RAW é o “negativo digital”, isto porque o negativo analógico também não pode ser usado como imagem, no entanto é o ficheiro original e contém tudo o que é preciso para fazer uma cópia de qualidade da imagem em qualquer suporte. Por isso mesmo o formato RAW é aceite pela justiça brasileira como prova em tribunal.

Ou seja, o formato RAW não é um formato de imagem digital que possa ser usado como tal, no entanto pode ser usado para criar uma imagem digital de alta qualidade, já que não tem qualquer compressão, não havendo por isso perda de dados, e em geral tem uma profundidade de cor bastante maior (podem ter 30 ou 36 bits por pixel), ao contrario de ficheiros com compressão como por exemplo o JPG.

No caso dos arquivos RAW não existe um arquivo único usado por todas as marcas de fabricantes de câmaras fotográficas, e por isso casa fabricante usa um ficheiro próprio e desenvolvido pela marca, obviamente que a maior parte das câmaras não fotografa em RAW, só as câmaras reflex e muito poucas compactas o fazem. Pode ver nas opções da sua câmara se esta fotografa ou não em formato RAW, recorrendo ao menu e às definições de resolução. Seguem-se os acrónimos dos principais arquivos RAW de cada marca.

Adobe – .dng
Canon – .crw .cr2
Casio – .bay
Epson – .erf
Fuji – .raf
Hasselblad – .3fr
Imacon – .fff
Kodak – .dcs .dcr .drf .k25 .kdc .tif
Leaf – .mos
Leica – .raw .rwl .dng
Logitech – .pxn
Mamiya – .mef
Minolta – .mrw
Nikon – .nef .nrw
Olympus – .orf
Panasonic – .raw .rw2
Pentax – .ptx .pef
Phase One – .cap .tif .iiq .eip
Rawzor – .rwz
Red – .r3d
Sigma – .x3f
Sony – .arw .srf .sr2

Vantagens de usar RAW

  • Captura toda a informação da imagem com qualidade e sem perda de detalhes.
  • Controlar muitos parâmetros no momento da conversão para um ficheiro de imagem.

Desvantagens de usar RAW

  • Ficheiros demasiado pesados com tamanho muito grande e tempo de gravação mais demorado.
  • Não pode ser usado de imediato sem recorrer primeiro a um software de conversão.
  • Demora mais tempo para editar e processar as imagens.

Como converter RAW

Após a sua amara efectuar o ficheiro pode abri-lo em muitos softwares de edição, o Adobe Photoshop, o Adobe Lightroom ou o Apple Aperture são os mais usados e conhecidos. O ficheiro RAW pode depois ser convertido em vários formatos de imagem, sendo o TIFF o mais usado quando se pretende um ficheiro de altíssima qualidade sem compressão, ou JPG quando se pretende um ficheiro com compressão e de menor qualidade.

Informação agregada ao ficheiro RAW

Os ficheiros RAW para além dos dados referentes à imagem fotográfica agregam muitas outras informações, o chamado metadata, que agrega dados relevantes sobre a exposição, abertura e ISO, modelo de câmara, modelo de lente, informação do autor, flash, data e horário em que foi feita a imagem, entre outras informações. Contém ainda um “thumbnail” (miniatura) de visualização da fotografia.

Conclusão

Se quer tirar o maior partido da qualidade da sua câmara e quer obter imagens de alta qualidade e poder controlar vários parâmetros no momento da conversão sem piorar a qualidade da imagem, o melhor é mesmo fotografar em formato RAW, claro que terá menos espaço no seu cartão de memória para guardar fotografias e terá que ter um computador com capacidade para editar estes ficheiros bastante maiores que um vulgar JPG, mas a qualidade obtida compensa largamente. Na infografia que se segue é bem visível a vantagem de fotografar em RAW. No fundo se fizer uma fotografia em RAW na sua câmara poderá posteriormente no momento da conversão do ficheiro efectuar todas as alterações que estão a azul (acções destrutivas negativas) no seu computador e alterá-las sempre que quiser. Ao contrario, se efectuar um ficheiro JPG com a sua câmara todos esses parâmetros vão ser feitos de forma automática pela sua câmara.

201aa15de304 Tudo sobre o formato RAW

email
Share.

Leave A Reply