12.12.12 – 12 Fotojornalistas retratam a crise em Portugal

0

O projecto 12.12.12 foi criado por 12 fotojornalistas nacionais com o objectivo de efectuarem um retrato social, económico e politico de um País, ilhas incluídas, em crise. O resultado desse trabalho foi agora apresentado no passado dia 12 de Dezembro 2012 num livro com o mesmo titulo, 12.12.12, que se encontra à venda em diversas livrarias do País.

A ideia do projecto partiu de dois fotojornalistas José Carlos Carvalho e Nuno Fox que em 2011 falaram e reflectiram que seria necessário fazer algum trabalho documental sobre o ano de crise que se avizinhava em 2012. A partir daí organizaram uma lista de outros repórteres um pouco espalhados pelo País e ilhas e que criassem projectos fotográficos para retratar o impacto e a forma como as pessoas vivem a crise nos diversos distritos do País.

Juntaram-se aos dois fotojornalistas iniciais mais 10 nomes: Adriana Morais, Adriano Miranda, Duarte Sá, José António Rodrigues, José Manuel Ribeiro, Lara Jacinto, Nuno Veiga, Ricardo Meireles, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio.

Todos os fotojornalistas tiveram 12 personalidades convidadas para escreverem um texto relacionado com as imagens:  Carvalho da Silva, Ana Cristina Pereira, Luís Afonso, Vicente Jorge Silva, Graça Morais, Paulo Barriga, José Luís Peixoto, Fernando Alves, Ana Sá Lopes, Frei Fernando Ventura, Rui Goulart e Nuno Faria. O prefácio foi escrito pelo sociólogo António Barreto.

Apesar do livro estar à venda em diversas livrarias no País, podem consultar AQUI o site oficial do projecto, entrar em contacto com os autores ou comprar o livro.

JOSÉ CARLOS CARVALHO – A única estrada que liga Portugal de Norte a Sul do País é reflexo da crise que se faz sentir. No ano em que as SCUTS passaram a ser pagas, as estradas secundárias tem cada vez mais tráfego, fazendo voltar o País a um passado recente. Desde o comércio aos parques de lazer, passando pelas obras inacabadas, o km 360 do IP2, no distrito de Beja, é testemunha do tempo que teima em (não) passar.

email
Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.