A Fotografia e a Moda das Selfies ou a evolução do Auto-Retrato

0

Desde há uns meses que a palavra “selfie” entrou no vocabulário da maioria das pessoas. Apesar de existir uma palavra em português para designar o termo “selfie”, que é “auto-retrato”, a maioria das pessoas insiste em lhe chamar “selfie”. No entanto a moda das selfies está obviamente ligada à evolução dos smartphones que possibilitaram todo um novo mundo para a fotografia. O conceito de selfie difere de auto-retrato pois é mais abrangente, ou seja enquanto o auto-retrato até agora tinha como objectivo obter uma imagem em que apenas e somente o próprio era auto-retratado, no selfie é não apenas obter uma fotografia própria em que podemos não só auto-retratamos sós, mas também juntamente com outras pessoas, já que os smartphones trouxeram essa possibilidade. A sua versatilidade, leveza e reduzido tamanho aliados ao seu caráter instantâneo permitem no gesto de esticar o braço, ver o enquadramento da fotografia antes dela mesmo ser feita. Isto, aliado ao advento das redes sociais e facilidade de partilha abriu obviamente um novo mundo de possibilidades e de evolução do chamado auto-retrato.

COMO TUDO COMEÇOU
Para entendermos como chegámos até aqui temos que recuar na história e saber como tudo começou…

Os auto-retratos existem desde as primeiras expressões artísticas humanas, já o homem primitivo deixava a marca da sua mão nas paredes das cavernas como forma de registar a sua presença, numa possível tentativa de imortalização. Com a pintura os auto-retratos foram sempre uma constante, a maioria dos grandes pintores da historia produziu auto-retratos. Com o nascimento da fotografia e consequente popularização da mesma os auto-retratos tornaram-se ainda mais uma constante, passando a não ser apenas um exclusivo de artistas mas de qualquer pessoas que tivesse uma camara fotográfica. O aparecimento da fotografia digital com a evolução das camaras digitais e sensores e a sua inserção em smartphones possibilitou a que actualmente a maioria das pessoas tenha uma camara fotográfica dentro do bolso isso veio banalizar este género de fotografia ao máximo. Também a exposição que a internet possibilitou através das redes sociais foi um ponto determinante para popularizar as selfies.

Na pintura os auto-retratos foram sempre muito populares e uma criação constante na maioria dos grandes pintores, como podemos ver pelos auto-retratos que se seguem abaixo, da esquerda para a direita: Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Rubens, Renoir, Van Gogh e Frida Khalo, entre muitos outros que poderá ver em Auto-Retratos ao longo da História.

pintura-auto-retratos
O PRIMEIRO AUTO-RETRATO FOTOGRÁFICO
Na área da fotografia o primeiro auto-retrato foi feito em 1839, o autor e fotografado foi Robert Cornelius, um químico alemão emigrado em Filadélfia nos Estados Unidos da América que fez um daguerreótipo de si próprio, o primeiro auto-retrato da história.

first-human-face-photo-portrait
Desde a invenção da fotografia que esta serviu não apenas para fotógrafos fazerem os seus auto-retratos mas também a muitos outros artistas ou entusiastas que usaram o meio para o mesmo fim. Pode-se dizer que de certeza não há fotografo que não tenha já feito pelo menos um auto-retrato, algo que acontece desde os primeiros tempos da fotografia. Em baixo seis auto-retratos de conhecidos fotógrafos, da esquerda para a direita: Félix Nadar, Ansel Adams, Robert Doisneau, Man Ray, Cindy Sherman e Richard Avedon.

fotografos-auto-retratos
Também muitos artistas ligados a outras áreas que não a fotografia fizeram auto-retratos, alguns de seguida e da esquerda para a direita: Émile Zola, Edgar Degas, Stanley Kubrick, Paul McCartney e Andy Warhol.

auto-retratos-famosos

O AUTO-RETRATO NA ERA ESPACIAL
Também na era espacial o auto-retrato tem sido realizado como forma de registo desde a ida do Homem à Lua e mais recentemente nas expedições a Marte ou na estação espacial. Na primeira fotografia Neil Armstrong fotografava, em Julho de 1969, Edwin Aldrin na superfície da Lua mas ao mesmo tempo fotografava-se a si próprio refletido no capacete de Armstrong. Na segunda fotografia a sonda Curiosity fotografa-se a si própria na superfície de Marte. Na ultima fotografia o astronauta Steve Robinson em 2008 faz um auto-retrato na órbita terrestre, no exterior da Estação Espacial Internacional.

space-selfies
OS SELFIES MAIS FAMOSOS
A loucura que se instalou nos últimos tempos com selfies tem sobretudo a ver com algumas imagens envolvendo figuras mediáticas que se fotografaram lado a lado (veja-se o recente caso do selfie dos óscares), ou de fotografias envolvendo figuras mediáticas junto de anónimos em pose descontraída e que de certa forma o aproxima mais do publico que em fotografias mais formais (veja-se o caso da selfie do papa Francisco). Outra selfie que também foi muito mediatizada foi a de Obama junto a David Cameron e Helle Thorning-Schmidt, embora essa não tenha sido partilhada em redes sociais.

Oscars-Twitter-Selfie

Pope_Francis__selfie

selfie-obama
OS SELFIES FALSOS
Com o termo selfie a mediatizar-se obviamente que aparecem diversas brincadeiras e falsas montagens em photoshop de fotografias nas redes sociais , é o caso da fotografia do casamento do príncipe William e Kate, ou de outras brincadeiras envolvendo fotografias e figuras antigas bastante conhecidas como é o caso de uma fotografia de Winston Churchill ou da conhecida fotografia de Alfred Eisenstaedt feita em Nova Iorque e que se tornou um ícone do fim da II Guerra Mundial.

tumblr_mgiytwh7011rplo3ro3_1280

tumblr_mgiytwh7011rplo3ro1_1280

tumblr_mgiytwh7011rplo3ro4_1280E você, qual a sua opinião em relação aos selfies?

 

email
Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.