Entrevista com o fotografo Ygor Oliveira

1

Fotografo brasileiro, Ygor Oliveira nasceu em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais mas trabalha actualmente em Salvador na Bahia. Apesar de ter iniciado a sua carreira há cerca de um ano tem já algum trabalho de qualidade. Acha que ter domínio da técnica, sede de conhecimento, um olhar diferenciado, sensibilidade, humildade e boas referências são fundamentais para o sucesso na profissão. O FOTOGRAFIATOTAL dá-lhe a conhecer um pouco melhor o trabalho de Ygor Oliveira.

IMG_9676-2

Onde nasceu e onde vive e trabalha actualmente?
Eu nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais,  Brasil. No início de 2006 eu me mudei para Salvador, na Bahia, que é onde eu moro e trabalho atualmente.
Quando teve o primeiro contacto com a fotografia?
Desde sempre eu tive uma relação muito próxima com a arte, e eu sempre gostei de ver fotos. Quando criança, eu adorava pegar as revistas que havia na minha casa para ficar folheando a ver as fotos. Com os livros da escola não foi diferente. Assim que o meu pai comprava, eu ia passando página por página observando as fotos e gravuras. Até então eu não tinha uma relação com o ato de fotografar, só de observar.
Em Janeiro de 2011, eu passei a me interessar mais pela parte técnica da fotografia, por causa do meu amigo (e grande fotógrafo) Weslei Soares. Mesmo sem câmara, ele me explicou bastantes coisas relacionadas com teoria da fotografia. No fim de 2011 eu comprei a minha primeira câmara fotográfica, e a partir daí, entrei de cabeça no mundo da fotografia.
Desde quando e onde começou a sua carreira na fotografia?
Eu costumo dizer que eu comecei a minha carreira na fotografia no dia 9 de Junho de 2012, porque foi o primeiro trabalho sério como fotógrafo. Até então eu só fotografava como hobbie. Esse meu primeiro trabalho foi um aniversário infantil. João era o nome do aniversariante, e foi o aniversário de 1 ano dele.
Em que momento e porque decidiu tornar-se fotografo profissional?
Quando decidi seguir carreira de fotógrafo, eu estava fazendo um curso preparatório para o vestibular, em 2012. Na época eu queria fazer o curso de Geologia na Universidade Federal da Bahia. Porém, quando eu comecei a imaginar como seria a minha vida sem trabalhar com arte, e cá para nós, não foi nada legal! (risos). A partir daí eu passei a olhar a fotografia como profissão, e não só como diversão.

IMG_2352-2
Em que área da fotografia se sente mais à vontade ou gosta mais de trabalhar?
Eu gosto muito de trabalhar em ensaios femininos e em shows.
O que considera mais importante para se ser um bom fotógrafo?
Acho que é importante ter domínio da técnica, sede de conhecimento, um olhar diferenciado, sensibilidade, humildade e boas referências! São coisas simples, mas que fazem uma diferença grande nos clicks, o que leva a um resultado final diferenciado.
Onde vai buscar a inspiração necessária para criar o seu trabalho?
Eu geralmente olho as pastas de referências que tenho no meu computador, que são separadas por área da fotografia. A depender do tipo de trabalho a ser feito, eu procuro por uma inspiração extra e referências específicas relacionadas à luz, composição, cores, etc… Por exemplo, se eu for fazer algum trabalho de fotografia de modelo, depois de ver a pasta de referências, eu costumo acessar a blogues de moda que acompanho e rever as revistas de moda que tenho.
Qual o seu género de fotografia preferido?
Fotografia de moda e fotografar bandas e shows.

Camila Coelho
Que tipo de preparação você faz antes de fotografar?
Faço uma ‘chamada mental’ dos equipamentos, para me certificar  (mais uma vez) de que eu não estou me esquecendo de nada; acerto o horário da câmara; organizo o meu equipamento de tal forma que facilite o manuseio e troca, caso precise.
Como é a sua equipa de colaboradores habituais?
Bom, a equipe varia de acordo com o trabalho. Actualmente eu conto com um assistente, um segundo fotógrafo, dois operadores de video e uma maquilhadora.
Que equipamentos fotográficos usa com mais regularidade?
Eu uso uma Canon 600D com baterrygrip, as lentes 18-55mm e 50mm f-1.8, um flash 430EXII e um kit de rádio flash com um receptor e um transmissor.
Quais os softwares que mais usa na edição do seu trabalho fotográfico?
A dupla dinâmica: Photoshop Cs6 e Lightroom 4.

480773_149755048562245_516929849_n

Alguma vez esteve numa situação embaraçosa enquanto fotógrafo?
Já sim! (risos)
Que projectos tem para o futuro da sua carreira?
Eu pretendo trabalhar mais intensamente com Moda e, assim que eu terminar de cursar Design Gráfico na faculdade, eu pretendo me mudar para São Paulo.
Quais são os fotógrafos actuais ou antigos que você mais admira?
São vários! Na minha lista de fotógrafos prediletos estão: Emily Soto, Mário Testino, Elena Jasic, Angela Sterling, DerrenVersoza, Little Shao, Bob Gruen, Primo Tacca Neto, Luciana Farias, Leandro Neves, Luringa, Gustavo Vara, César Ovalle e outros!
Quais os 5 websites de fotografia que mais frequenta ou recomenda?
Os que eu mais gosto são: www.fstoppers.com, www.froknowsphoto.com, www.digitalrev.com, www.fotografeumaideia.com.br, www.dicasdefotografia.com.br

1098197_151308611740222_2041633137_n

Costuma fotografar através de smartphone (iphone ou android)? Se sim quais as aplicações que mais usa?
Sim! É ótimo para registar algum momento com rapidez. Às vezes o tempo gasto para tirar a câmara da mochila já é o bastante para perder o que queria ser fotografado.
Eu sou adepto do Instagram!
Habitualmente participa em exposições ou concursos/prémios? se sim quais já participou?
Nunca tive a oportunidade de participar de nenhum concurso ou exposição. Tenho muita vontade de montar uma exposição com os meus trabalhos. Espero conseguir realizar isso um dia!
Como vê a fotografia actualmente e no futuro?
A fotografia é um trabalho com cara de hobbie, no sentido de fazer por puro prazer e satisfação. Espero que, com o passar dos anos de carreira, essa continue sendo a minha definição e essência!
Que conselhos daria a quem pensa seguir a profissão de fotografo?
Bom, se é o teu sonho, corre atrás! Estude, se informe, converse com fotógrafos, leia muito, faça cursos diversos (desde que sejam aplicados na fotografia) e nunca desista!
Se os seus familiares estão inseguros com a sua decisão, faça o possível para que eles possam ver o quanto você quer seguir tal profissão, e o quanto você está empenhado para que isso dê certo! Sonhem muito, e lembrem sempre de ter esperança. Todo sonhador é viciado em esperança!

995432_149594511911632_325456152_n

IMG_5735-22

 

Pode ver mais trabalhos do fotógrafo Ygor Oliveira nos seguintes websites:
www.facebook.com/YgordeOliveiraPhotography
www.instagram.com/YgorPinguim
www.twitter.com/YgorPinguim

email
Share.

1 comentário

  1. Minha alegria total e plena convicção do talento deste, que é promissor,com referência artística em seu DNA,nascido no berço de pessoas boas e de sensibilidade artística incomum.

    Meu parabéns Ygor!

    Você não é o Roberto,mas é o CARA !!rsrsrs

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.